A Secretaria Municipal de Saúde realiza neste sábado (30) a partir das 08h00 na Unidade Básica de Saúde Maria José de Sá Araújo e no Centro de Saúde José Martins Vieira no Distrito Batovi o Dia D de vacinação contra a gripe e o sarampo.

A vacina da gripe será disponibilizada neste momento para os idosos com 60 anos e mais, trabalhadores da saúde, e crianças com idades entre 6 meses a menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias). A vacina é efetiva na proteção contra as cepas do vírus H1N1, H3N2 e tipo B.

Já a vacina contra o sarampo será aplicada em crianças de 6 meses a menores de cinco anos e os profissionais da saúde. No caso das crianças a imunização é indiscriminada, ou seja, independente se já tomaram a dose, tomará novamente. Já os profissionais da saúde recebem a vacina para atualizar a caderneta caso não tenham tomado o imunizante contra o sarampo.

De acordo com o Ministério da Saúde, o público infantil deve tomar uma dose dos dois imunizantes. Não há necessidade de cumprir intervalo para a aplicação das vacinas contra o Sarampo e Influenza. Dessa forma, as duas vacinas poderão ser administradas no mesmo dia.

A segunda etapa de vacinação começa no dia 2 de maio e segue até 3 de junho, atendendo a crianças com idade entre 6 meses e menores de 5 anos, gestantes e puérperas, povos indígenas, professores, pessoas com comorbidades, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo, das forças de segurança e outros públicos também devem se vacinar na segunda etapa.

O objetivo da campanha é prevenir o surgimento de complicações decorrentes das doenças, evitando novos óbitos e possível pressão sobre o sistema de saúde. Para a imunização é necessário levar um documento com foto e o cartão de vacinas.

Via | Assessoria  Foto | Assessoria
(Visited 1 times, 1 visits today)

Deixe uma resposta