A operação ‘Olhos d’Água’ foi realizada pela Polícia Federal e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) contra garimpos ilegais criados às margens do Rio Peixoto de Azevedo, na região de Matupá. A ação foi encerrada nesta quinta-feira (21),

De acordo com o delegado Rodrigo Martins, a investigação começou após denúncias de que haviam embarcações suspeitas próximas à estação de captação de água do município.

“A ação começou a partir de uma denúncia de que haviam diversas balsas sendo usadas em garimpos. A operação foi feita no próprio curso do rio e então conseguimos identificar os responsáveis pelas embarcações”, explicou.

Segundo a polícia, a fiscalização foi realizada no próprio leito do rio. Os policiais abordaram balsas utilizadas para a mineração sem o licenciamento ambiental exigido, e identificaram os proprietários.

O delegado disse que os responsáveis poderão ser processados pelos crimes de usurpação de bem da União e extração mineral sem o licenciamento ambiental.

As penas para esses crimes são de até cinco anos de prisão, além de multas administrativas a serem aplicadas pelo Ibama.

Via | G1
Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)