O Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento (Sedec-MT), participa do 1º Encontro Latino-americano do Amendoim e Gergelim (Elage) nesta quinta-feira (14.04), onde apresenta o potencial do agronegócio estadual para a produção das novas culturas.

No estande, montado no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá, a Sedec explora o potencial de produção das duas culturas no Estado, apresentando as áreas mais propícias para a produção das oleaginosas e fazendo a prospecção de negócios em Mato Grosso.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso, César Miranda, o evento, que conta com participação de representantes dos Estados Unidos, Paraguai, Argentina e outras partes do Brasil, mostra o quanto o Estado tem potencial de crescimento no agronegócio.

“Poder participar de eventos que reúnem as maiores autoridades e pesquisadores dessas culturas na América Latina demonstra o quanto Mato Grosso é reconhecido pela sua produção agropecuária e o quanto tem a contribuir em segurança alimentar para o Brasil e o mundo. São culturas relativamente novas para o Estado, mas estamos em processo de expansão das áreas plantadas”, pontua.

O evento é realizado pelo Instituto Brasileiro do Feijão e Pulses (Ibrafe), em parceria com a Associação dos Produtores de Feijão, Pulses, Grãos Especiais e Irrigantes de Mato Grosso (Aprofir) e instituições apoiadoras, e encerra a programação do 8º Fórum Brasileiro do Feijão, Pulses e Colheitas Especiais, que ocorreu ao longo da semana.

Confira abaixo a programação completa de painéis e palestras do 1º Elage:

8h15 às 8h55 – Mercado mundial de amendoim;

9h às 9h30 – Manejo do amendoim no Cerrado – As pesquisas em andamento;

9h35 às 10h05 – A contribuição do Instituto Agro (IAC) para o desenvolvimento da cultura do amendoim no Brasil;

10h10 às 10h45 – A cadeia do amendoim na Argentina;

10h50 às 11h20 – A evolução do amendoim na Argentina – Uma abordagem histórica;

11h25 às 12h15 – Modelo mato-grossense de apoio à pesquisa – Desafios da cadeia do amendoim no Brasil;

12h20 às 13h25 – Almoço;

13h30 às 14h15 – Gergelim – Avanços no melhoramento genético;

14h20 às 14h45 – O mercado mundial e o Brasil;

14h50 às 16h10 – Gergelim – Mercado Mundial;

16h15 às 16h30 – Nematoides em gergelim: oportunidades e desafios.

Saiba mais sobre o evento acessando AQUI.

Via | Assessoria   Foto | Divulgação
Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)