Está acabando o ensino médio e quer entrar em uma universidade, a melhor opção é prestar o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), e você pode sim passar mesmo sem fazer cursinho.

É um desafio muito grande, mas com nossas dicas de como estudar para o Enem, e com muito esforço e planejamento, você poderá conseguir a bolsa dos seus sonhos em uma universidade pública ou privada.

O primeiro passo é ficar tranquilo que neste post vamos te falar algumas dicas para estudar em casa para a prova.

O que é o Enem?

O Exame Nacional do Ensino Médio surgiu em 1998, a prova tem como objetivo avaliar a qualidade do Ensino no País, além de ajudar os estudantes a ingressar em uma universidade.

As instituições consideram a pontuação como critério para uma bolsa de estudo, quanto maior a pontuação, maior será a bolsa, reduzindo a barreira social para os estudantes de baixa renda.

Além do Enem 2022, o Ministério da Educação também lançou o SISU e o ProUni, que são mecanismos em que o governo financia a faculdade do aluno durante o curso, e após a conclusão o estudante paga as parcelas até quitar a dívida.

Por isso, vale a pena o esforço ao estudar para o Enem e conquistar o diploma dos seus sonhos.

O Enem é uma prova de dois dias, e é dividida em cinco partes, sendo uma delas uma redação dissertativa argumentativa.

As provas abrangem Português, Literatura, Artes, Inglês/Espanhol, Educação Física, Tecnologias da Informação e Comunicação; História, Geografia, Sociologia e Filosofia, Biologia, Física, Química, médias algébricas, problemas de 1° e 2° graus, porcentagem e Matemática Financeira.

Prepare-se fisicamente e psicologicamente

Para conseguir se concentrar nos estudos, a disposição física é essencial, pois muitas horas sentado em frente ao computador, escrevendo, lendo, fazendo anotações, cálculos e forçando a vista, podem trazer malefícios a sua saúde.

Uma boa alimentação no almoço e na janta e boa noite de sono também são importantes, você estará mais motivado a estudar e isso aumenta a capacidade de assimilar todas as matérias.

Uma boa postura mental e emocional, te ajudar a absorver todo o estudo, por isso pense positivo, imagina que o resultado que você deseja é possível de alcançar com seu esforço.

Organize os estudos

Organize seu tempo para os estudos, fazer um cronograma é uma boa dica para o dia a dia. Alguns especialistas afirmam que são necessárias ao menos quatro horas por dia de estudos que podem ser divididos em períodos de duas horas.

Mantenha seus estudos com frequência de segunda a sexta, se achar necessário aos sábados também, isso irá ajudar na disciplina e planejamento para estudar para o enem.

Foque os estudos

Foque nos seus estudos e nas matérias que aprendeu no ensino médio, pois todos os conhecimento abordado pelo Enem, você aprendeu na sua escola.

Matérias como Língua Portuguesa, Literatura, Química, Matemática, Biologia, Física, História, Geografia, Sociologia, Filosofia, Educação Física, Artes, e poderá escolher entre espanhol e inglês.

Terá também a redação cuja pontuação mínima estabelecida é de 400 pontos.

Divida suas horas de estudos para cada matéria, utilize 40% para a redação, 40% para matéria com peso maior, que será de acordo com sua opção de curso e 20% para as demais matérias.

Desse modo você poderá passar por todas as matérias que caem no Enem, e terá mais chance de sucesso.

Adote uma metodologia de estudo

Planeje uma metodologia para estudar para a prova, varie em fontes de pesquisas, como áudios, textos e vídeos.

Inclua atividades e exercícios práticos em cada matéria, até saber que entendeu todo o conteúdo. Não é possível decorar todas as fórmulas, mas repita elas várias vezes ou crie músicas para te ajudar.

Baixe e imprima provas anteriores para te ajudar e testar seus conhecimentos, estude também as redações anteriores.

Via | Assessoria   Foto | Arquivo
Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)