A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (5) em Cuiabá (MT) e Vilhena (RO), a Operação Auxílio na Conta, para cumprir três mandados de busca e apreensão contra pessoas suspeitas de envolvimento com desvios de benefícios de auxílio emergencial.

Os mandados foram expedidos pelo Juiz da 7ª Vara Federal da Seção Judiciária de Mato Grosso.

Segundo a PF, as fraudes foram cometidas por meio da emissão de boletos bancários em nome dos investigados e de terceiros, os quais foram quitados com valores provenientes das parcelas do benefício do auxílio emergencial.

De acordo com as investigações, os criminosos teriam sido beneficiários de, pelo menos, 26 contas utilizadas para o recebimento do auxílio emergencial que foram fraudadas. O valor total obtido ilicitamente pelos investigados ainda está sendo apurado pela Polícia Federal.

Os crimes investigados são de furto mediante fraude, associação criminosa e uso de documentos falsos, cujas penas somadas podem chegar a 16 anos de prisão.

O nome da operação ‘Auxílio na conta’ está relacionado com o benefício do auxílio emergencial concedido pelo governo federal, o qual teve, consoante demonstrado na investigação, valores fraudados e enviados para as contas dos investigados.

A ação faz parte de uma união de esforços denominada Estratégia Integrada de Atuação contra as Fraudes ao Auxílio Emergencial, da qual participam a Polícia Federal, Ministério Público Federal, Ministério da Cidadania, Caixa, Receita Federal, Controladoria-Geral da União e Tribunal de Contas da União.

Via | G1
Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)