Quem não gosta de um cafezinho para dar um ânimo pela manhã? Pois é a cafeína em doses moderadas (40-200 mg) atua no cérebro para diminuir a fadiga, aumentar o estado de alerta e diminuir o tempo de reação. A cafeína também pode diminuir o apetite e reduzir ligeiramente o ganho de peso, além de ter uma associação à diminuição do risco de depressão e suicídio.

A cafeína também é indicada para tratar pausas intermitentes na respiração (apnéia) em bebês prematuros. A adição de cafeína a analgésicos comumente prescritos (como acetaminofeno) pode diminuir a dor aguda de certas condições, como enxaquecas.

Só que em doses mais altas pode levar a aumentos temporários da pressão arterial em indivíduos  que fazem pouco consumo dela ou nenhum. Ela ainda pode causar ansiedade, bem como dificuldade em adormecer se consumida no final do dia.

Outro alerta é a  interrupção abrupta da cafeína em usuários regulares pode resultar em sintomas de abstinência, que normalmente atingem o pico em 1 a 2 dias e incluem dor de cabeça, fadiga e humor deprimido.

Então vamos entender os benefícios do café:

O consumo regular de café com cafeína e descafeinado pode reduzir diabetes tipo 2 e câncer de endométrio.

Também proporciona menor risco de câncer de fígado, cálculos biliares e câncer de vesícula biliar.

O consumo de café com cafeína também foi associado a um risco reduzido de doença de Parkinson e cirrose hepática.

O café possui uma série de propriedades medicinais, como:

* inibição de apetite;

* cardio-estimulantes;

* diuréticas;

* laxativas;

* relaxantes musculares;

* vasoconstritoras.

Portanto beber café de forma moderada pode trazer benefícios para seu organismo.

Via | Max Lima é médico especialista em cardiologia e terapia intensiva, conselheiro do CFM, médico do corpo clínico do hospital israelita Albert Einstein, ex-presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia de Mato Grosso(SBCMT), Médico Cardiologista do Heart Team Ecardio no Hospital Amecor e na Clínica Vida , Saúde e Diagnóstico. CRMT 6194 Email: maxwlima@hotmail.com
(Visited 1 times, 1 visits today)

Deixe uma resposta