Os 1449 alunos da rede municipal de ensino de Alto Araguaia (415 km de Cuiabá) irão substituir, na merenda escolar, os antigos pratos e talheres de plástico por utensílios de inox. A iniciativa da Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação (Semed), objetiva aumentar a higienização e garantir mais durabilidade dos utensílios.

Para a substituição, foram adquiridos 1.000 conjuntos de pratos, talheres e copos de inox. São mais de R$ 20 mil investidos em recursos próprios para atender todas as nove unidades de ensino, sendo três da zona rural e duas creches.

“Esta ação valoriza o estudante e oferece uma alimentação com mais qualidade. Os utensílios terão maior durabilidade e consequentemente gera economia, pois deixa de ser reposto com frequência. Continuaremos a investir em todos os setores da educação, assim como fizemos com a entrega de ônibus escolares, apostilas e computadores”, pontua o prefeito Gustavo Melo.

Conforme explica a nutricionista do município, Elaine Garcia Leite, a substituição dos materiais é importante pois, com o tempo, os utensílios de plástico podem transmitir odores e sabores aos alimentos. Outro fator são as rachaduras que são criadas que dificultam a higienização.

“Os novos utensílios em inox além de não reter odor dos alimentos, facilitam a lavagem, melhora a questão de higienização além de garantir maior durabilidade. A junção destes fatores torna a melhor opção para servir alimentos no ambiente escolar”, afirma Elaine.

Os cardápios da alimentação escolar no município são diariamente variados. Em alguns casos, o município oferece até três refeições aos alunos, por período de aula, para duas unidades da zona rural. Nas demais unidades rurais e nas creches, são duas refeições por período, enquanto que nas escolas do perímetro urbano é uma refeição reforçada.

Entre os alimentos oferecidos que seguem as diretrizes do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), estão frutas, verduras, legumes, arroz, feijão, carnes variadas, macarrão, leite (com frutas ou cacau), ovos, farinha, pão, bolo, biscoito, além de suco de polpas ou natural.

Via | Assessoria
Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)