A investigação da Polícia Civil mostrou que o pastor Osório José Lopes, acusado de estelionato, ostentava uma vida de luxo em Goiás com dinheiro obtido através de golpes. De acordo com o delegado Marco Antônio Maia, o religioso chegava a usar um helicóptero para fazer um trajeto de cerca de 180 km na região central goiana.

“Em Leopoldo de Bulhões, ele tinha uma casa de luxo e ia de helicóptero para os cultos em Goianésia. Usava carros de luxo e tinha seguranças, jóias. Essa aeronave era alugada, usava só para enganar os fiéis”, explicou o investigador.

Em contato com a defesa do pastor por e-mail às 10h38 desta segunda-feira (14), mas sem retorno até a ultima atualização desta reportagem.

A ostentação e a promessa de dinheiro rápido chamaram a atenção da polícia, segundo Marco Antônio. Em 2018, Osório e outro pastor foram presos suspeitos de obter R$ 15 milhões aplicando golpes em fiéis de Goianésia. O investigador relatou que no mesmo ano o religioso se tornou réu pelo processo, que responde em liberdade.

Conforme a polícia, a dupla alegava que havia ganhado um título de R$ 1 bilhão, mas precisava reunir fundos para conseguir recebê-lo. Osório ficou preso por 30 dias e, segundo o delegado, ele se mudou para São Paulo após sair da prisão em 2018.

“Ele saiu de Goiás e tentou evitar vítimas aqui porque a polícia já investigava. Agora com as redes sociais, ele fez vítimas em todos os estados do país”, falou o delegado.

O Fantástico mostrou neste domingo (13) as histórias das vítimas do pastor que foi denunciado pelo Ministério Público de São Paulo, na última sexta-feira (11), pelo crime de estelionato. Osório não quis gravar entrevista, mas publicou um vídeo na internet se posicionado.

“Não tenho vergonha de dizer que lá atrás eu fiz coisas erradas. Erradas porque não tive orientação jurídica. Estamos entrando com recursos para provar que somos inocentes. Eu nunca neguei que tenho as minhas dívidas e tenho os meus combinados, que não foram ainda cumpridos mas espera de ser cumpridos, muito breve”, falou o pastor.

O investigado fala que tem dinheiro no “Tesouro Mundial” e quer repartir, mas para isso, pede ajuda financeira dos fiéis. Apesar de se apresentar como pastor, ele não é ligado a uma igreja.

Pastor atrai vítimas pela Web

Conforme mostrou o Fantástico, o pastor Osório dispara quase que diariamente vídeos para atrair novas vítimas, direto de um condomínio de luxo em São Paulo. Há cinco meses, a reportagem acompanhou as postagens nas redes sociais dele. O retorno financeiro de quem entrou no suposto investimento estaria próximo e o pastor fala sobre o pagamento aos credores.

“Já tem ordens de um governo mundial sobre esse regimento financeiro determinando datas para finalizar. Isso eu estou dizendo e eu posso cair morto nessa mesa”, prometeu em um dos vídeos.

Em outro vídeo divulgado nas redes sociais, o pastor explica de onde teria vindo toda a fortuna dele.

“Em 2011, eu orei por um moço, um milionário do Brasil. Sabe o que é dinheiro? Não é um milhão, dois. É bilionário”, disse Osório.

O religioso relatou ainda que, em troca, teria recebido papéis que valeriam muito dinheiro. Que seriam a origem dos investimentos que tanto atraíam as vítimas.

“Um emblema do Banco Mundial com os timbres, com selos. Só que a maioria era escrito em inglês, a maioria filipino e a maioria da coreia do sul. E eu não entendia nada. Ele disse: ‘pastor, isso aqui é uma Letra do Tesouro Mundial. É dinheiro que o senhor nunca mais vai passar fome”, falou a vítima.

Segundo o Banco Central e o Tesouro Nacional, a Letra do Tesouro Nacional é um título que não existe. O promotor de Justiça de São Paulo, Arthur Pinto de Lemos Junior informou que há práticas fraudulentas nos vídeos publicados pelo pastor.

“Através desses vídeos, está havendo a prática fraudulenta de se prometer um lucro absurdo com manobras financeiras que não são concretizadas”, relatou.
Via | G1
Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)