Sendo um dos municípios que aderiu ao Plano de Desenvolvimento Institucional Integrado (PDI) do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE-MT) em 2012, passando a implantá-lo a partir de 2013, Rondonópolis vem cumprindo com primor as metas estipuladas, conforme avaliou Fábio Chagas, assessor de gabinete da Secretaria Municipal de Planejamento, Coordenação e Coordenadoria (Seplan).

Em reunião on-line ocorrida nessa quarta-feira (9) pela plataforma Zoom, a Prefeitura de Rondonópolis apresentou os resultados da gestão estratégica do PDI atingidos em 2021. Fábio, que também é coordenador do Projeto I do PDI, que é o planejamento estratégico das metas estabelecidas, cita os avanços alcançados em diversas áreas.

Algumas metas novas foram inseridas pelo Município ao constatar a necessidade de trabalhar sobre elas, de acordo com Fábio. “Na Educação foi incluída a ampliação de vagas no ensino fundamental para crianças de seis a 14 anos. Também aumentamos o número de alunos beneficiados com o transporte público escolar e ainda olhamos para a Educação de Jovens e Adultos, a EJA, e ampliamos a quantidade de pessoas assistidas através de busca ativa e captação de estudantes com o perfil para participarem da EJA”, comenta o coordenador.

Ele explica os motivos do acréscimo de novas metas: “A inclusão dessas metas se deu em função dos indicadores sociais analisados em Rondonópolis com o objetivo de elevar o chamado IDH, o Índice de Desenvolvimento Humano, porque um dos pilares do IDH é educação”.

Mas outros setores também foram potencializados, como relata o assessor: “Criamos uma meta para o Esporte no sentido de especificar o que é lazer e o que é prática esportiva. Então, ao contabilizarmos os indivíduos presentes em eventos esportivos, dividimos os grupos daqueles que participam como atletas profissionais, amadores e o público que vai para assistir. Assim fica mais fácil para o Município captar essas pessoas e saber o que oferecer de acordo com seus interesses”. Também na Pasta do Esporte, Fábio lembra que foram construídas mais áreas de lazer para a população.

Rondonópolis angariou outro mérito em 2021 com o valor adicionado, definido como o valor criado por um agente econômico ou o valor adicional que bens e serviços obtém ao serem transformados durante o processo de produção. “No Desenvolvimento Econômico, a atual Gestão conseguiu dobrar o valor adicionado com o aumento das empresas instaladas na cidade, superando a meta estabelecida, que era de um acréscimo de 8% em relação aos níveis conseguidos em 2020. Conseguimos atingir mais que o dobro desse patamar, chegando a quase 18%. Por isso, houve um aumento da transferência da arrecadação pelo Governo do Estado ao Município”, observa Fábio.

Evidenciando seu bom desempenho no ano passado, a Habitação desponta com um incremento expressivo na regularização fundiária de interesse social, cuja meta a longo prazo era de 10 mil titularidades até 2027, contando desde 2016. “No ano de 2021 já alcançamos 12.588 imóveis de interesse social regularizados”, vibra o coordenador.

Esses são apenas alguns exemplos de metas que foram definidas e que o Município conseguiu sobrepujar, segundo o assessor, que observa: “O Planejamento Estratégico ajuda a mostrar para a população o trabalho realizado pelo funcionalismo público”. Para ele, há muito o que comemorar: “Ficamos muito satisfeitos em poder apresentar esse resultado para a sociedade. Afinal, analisando a série histórica de metas alcanças desde 2013 em Rondonópolis, vemos um amadurecimento das metas propostas pela equipe técnica da Prefeitura e das entregas feitas à comunidade”.

Via | Assessoria
Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)