Materiais referentes à 1ª etapa do Revalida 2022/1 são preliminares e tiveram a publicação antecipada. Período para interpor recurso inicia nesta terça-feira, 8 de março

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) antecipou a divulgação das versões preliminares do gabarito da prova objetiva e do padrão de resposta da discursiva referentes à primeira etapa do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida) 2022/1. O edital previa a publicação na quarta-feira, 9 de março. No entanto, o Instituto disponibilizou os materiais, já nesta terça-feira (8), no Sistema Revalida e no portal da Autarquia.

O início do período para interpor recursos referentes a estas versões também foi antecipado. Previsto para começar na quarta-feira (9), o prazo inicia nesta terça-feira (8) e vai até o dia 14 de março. As solicitações deverão ser feitas por meio do Sistema Revalida e conter questionamentos relacionados somente à pertinência das respostas definidas para o gabarito e para o padrão de respostas. Os participantes não podem se identificar em quaisquer dos espaços de texto destinados aos recursos.

Em 11 de abril, o Inep divulgará os resultados definitivos das provas objetiva e provisórios da prova discursiva. O Instituto disponibilizará, ainda, um período para recursos referentes a este último, com prazo até 15 de abril. Já o resultado final do Revalida 2022/1 será publicado no dia 6 de maio, juntamente com os resultados definitivos das provas discursivas.

Aplicação – A primeira etapa do Revalida ocorreu, no último domingo (6), em oito capitais brasileiras: Brasília (DF), Campo Grande (MS), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio Branco (AC), Salvador (BA) e São Paulo (SP). Os participantes realizaram provas objetivas e discursivas. Segundo dados preliminares do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção em Eventos (Cebraspe), empresa responsável por aplicar o exame, aproximadamente 86% dos inscritos compareceram em cada turno de provas.

Revalida – Aplicado pelo Inep desde 2011, o Revalida busca subsidiar a revalidação, no Brasil, do diploma de graduação em medicina expedido no exterior. O exame é composto por duas etapas (teórica e prática) que abordam, de forma interdisciplinar, as cinco grandes áreas da medicina: clínica médica, cirurgia, ginecologia e obstetrícia, pediatria e medicina da família e comunidade (saúde coletiva).

As referências do exame são os atendimentos no contexto de atenção primária, ambulatorial, hospitalar, de urgência, de emergência e comunitária, com base na Diretriz Curricular Nacional do Curso de Medicina, nas normativas associadas e na legislação profissional.

O objetivo é avaliar as habilidades, as competências e os conhecimentos necessários para o exercício profissional adequado aos princípios e necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS). O ato de apostilamento da revalidação do diploma é atribuição das universidades públicas que aderem ao instrumento unificado de avaliação representado pelo Revalida.

Via | Assessoria de Comunicação Social do Inep
Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)