O coletivo de palhaçaria feminina de São Paulo apresenta uma peça inspirada em grandes lutadoras da luta livre e outras circenses que tiveram trajetórias pouco valorizadas ou historicamente apagadas.

“Raiow Rainhas” se inspira em mulheres da luta livre e figuras circenses fora dos padrões que fizeram história

Nos dias 25 a 26 de março de 2022 (sexta-feira e sábado), as Rainhas do Radiador realizam apresentações presenciais do espetáculo  “Raiow Rainhas”, no Centro Cultural Casa Cuiabana, que fica Avenida General Valle, 181 – Bandeirantes, em Cuiabá – MT.

Com ingressos gratuitos, as apresentações acontecem no dia 25 de março (sexta-feira), às 11h00 e 19h30. E no sábado, dia 26 de março, às 15h00 e 20h00.

O espetáculo “Raiow Rainhas” retrata personagens extravagantes com números de habilidades que exaltam a potência presente em todo ser humano, subvertendo o que seria motivo de submissão, vergonha, exclusão, para que se tornem a potência máxima de um show criativo e muito divertido.

Com direção de Geisa Helena, da Trupe Koskowisck, a peça é inspirada em figuras que fizeram história no circo, porém nunca tiveram este lugar de importância devidamente reconhecido, como as mulheres da Luta Livre, modalidade que ficou mundialmente conhecida com pouca visibilidade para a versão feminina.

Unindo palhaçaria, música, mágica, acrobacias e luta livre, a peça é uma brincadeira com os antigos “Circos de Parque” com figuras pouco convencionais, re-identificando-as com os atuais “excluídos” e “rejeitados” da sociedade.

O coletivo Rainhas do Radiador, que é formado por Loi Lima, Aline Hernandes e Ana Pessoa, duas palhaças LGBTs e uma negra, pesquisa a comicidade física feita por mulheres. Através de esquetes, acrobacias e cenas clássicas, as artistas usam de suas excentricidades e irreverência, não apenas para colocar mulheres dissidentes da norma em foco, mas também questionar a ausência e até o apagamento histórico de tantas outras figuras.

Com a temática de trazer para a cena o protagonismo de figuras apagadas da sociedade e da história das artes (como as mulheres que lutavam em circo, figuras femininas excêntricas, pessoas que divergem da norma por alguma característica, entre outras) a peça “Raiow Rainhas” questiona, de forma bastante cômica, o status quo das mulheres dentro do circo (principalmente negras e LGBT).

O grupo se apresenta pela primeira vez em Cuiabá e convida a população da região para um momento de encontro com a arte da palhaçaria feminina, em uma grande homenagem a mulheres importantes da história do circo no Brasil.

A ação faz parte do projeto “Raiow Rodando” contemplado no edital FUNARTE Circulação das Artes – edição Centro-Oeste

Mais informações: www.facebook.com/Rainhas-do-Radiador  e @rainhasdoradiador

SERVIÇO: Espetáculo “Raiow Rainhas”

Com Rainhas do Radiador

Sinopse: O circo chegou trazendo as atrações mais espetaculares do momento. Você não pode perder as finais do campeonato de Luta Livre, as canções da Mulher Centopéia, as mágicas e ilusionismos das trigêmeas SimSalaBim, e muito mais! Quem ficava de fora, agora ocupa o centro do picadeiro e promete abalar as estruturas com toda sua potência e irradiação!

Duração: 45 minutos

Grátis – Classificação Livre

Presencial

Quando: Dia 25 de março de 2022 (sexta-feira) – Horário: 11h00 e 19h30 (duas sessões)

Dia 26 de março de 2022 (sábado) – Horário: 15h00 e 20h00 (duas sessões)

Onde: Centro Cultural Casa Cuiabana – Endereço: Avenida General Valle, 181 – Bandeirantes, em Cuiabá – MT.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Via | Assessoria
(Visited 1 times, 1 visits today)

Deixe uma resposta