Membros do Fórum das Entidades da Enfermagem de Mato Grosso realizaram uma manifestação pelas ruas de Cuiabá nessa terça-feira (8) para cobrar a aprovação do projeto que prevê um piso salarial nacional para a categoria. A proposta tramita na Câmara dos Deputados.

Com faixas e cartazes, os profissionais saíram do Conselho Regional de Enfermagem (Coren-MT) em uma caminhada até a Praça 8 de Abril.

De acordo com o Fórum, a manifestação é uma forma de apoio ao movimento nacional. Ainda nessa terça, outras capitais também aderiram à mobilização nacional.

Manifestantes fizeram uma caminhada até a Praça 8 de Abril em Cuiabá — Foto: Coren-MT

Manifestantes fizeram uma caminhada até a Praça 8 de Abril em Cuiabá — Foto: Coren-MT

Além do ato, os profissionais informaram que estão programadas visitas dos representantes das entidades aos gabinetes dos deputados, em especial dos líderes de bancadas, para pressionar o envio do projeto para votação no plenário.

O fórum é composto pelo Coren-MT, Sindicato dos Profissionais da Enfermagem de Mato Grosso (Sinpen-MT) e Associação Brasileira de Enfermagem (Aben-MT).

Além das manifestações, o Coren-MT informou que iniciou um processo de articulação com os parlamentares da bancada mato-grossense para buscar apoio de cada um deles e que está em contato direto com outras entidades que representam a categoria no estado para sensibilizar a sociedade sobre a importância da aprovação do piso para esses profissionais da saúde.

Profissionais cobram aprovação do piso salarial para a categoria — Foto: Coren-MT

Profissionais cobram aprovação do piso salarial para a categoria — Foto: Coren-MT

O projeto

A proposta do piso estabelece salário mensal a partir de R$ 4.750 para enfermeiros e remunerações proporcionais de 70% do valor para os técnicos e 50% para auxiliares e parteiras, corrigidos pelo Índice de Preços ao Consumidor (INPC).

O projeto altera uma lei de 1986 que regulamenta o exercício da enfermagem no país. Atualmente a legislação não prevê piso para a categoria.

O texto passou pelo Senado Federal e foi aprovado por unanimidade, entretanto, ainda aguarda ser pautado para votação na Câmara dos Deputados.

Via | G1
Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)