Propostas vão receber R$ 12 mil e suporte técnico e serão exibidos na TV.

Iniciativa é da Fundação Roberto Marinho, por meio do Canal Futura, com o apoio do Delibera Brasil e Politize!

Para estimular a conscientização sobre a importância da valorização da democracia, o Canal Futura lança o “Edital de Curtas — Democracia, Deliberação e Educação Política”, em parceria com as instituições Delibera Brasil e Politize!. O projeto vai selecionar 10 propostas de produções audiovisuais que abordem os temas sugeridos, apresentando um enfoque inovador, atual e de relevância para as juventudes brasileiras. Qualquer jovem acima de 18 anos pode participar — não há limite de idade — e as inscrições devem ser feitas entre o dia 8 de março e 1 de abril por meio do site do Futura e, em seguida, do envio da proposta do documentário com o preenchimento do formulário.

Cada projeto selecionado receberá R$ 12 mil como subsídio para a produção do filme. Os documentários devem ter duração entre 12 e 14 minutos e apresentar temas provocantes, que contemplem a diversidade de olhares, linguagens e narrativas com relevância contemporânea para o Brasil e para o mundo. Terão mais destaque diante da banca os projetos com temas que tenham sinergia com os eixos de atuação do Politize! e Delibera Brasil, como o diálogo plural e construção de consensos; empatia cidadã; protagonismo comunitário; cidadãs e cidadãos no centro dos processos de decisão política; transformação e incidência.

A ideia de fomentar um edital como esse em ano eleitoral reforça a importância da atuação dos jovens na causa política. “Estamos muito animadas com esse edital, não só por chamar a atenção para a ’emergência democrática’ que enfrentamos, mas sobretudo por fazê-lo para e com a Juventude, que com sua força, empatia e visão de futuro será agente fundamental nesse ano político.” Expressa Silvia Cervellini, cofundadora do Delibera Brasil.

E para Monalisa Ceolin, Coordenadora de projetos no núcleo de Conteúdos do Politize!, esse projeto trata-se de mais uma ferramenta para dar destaque a pauta da democracia nas juventudes. “Desde 2015, o Politize dedica-se a abordar o problema da baixa participação cidadã e desconhecimento político entre os jovens. Esses filmes são mais uma oportunidade para os jovens participarem do debate político e mostrarem a importância da democracia para a sua geração”, conclui.

Além do auxílio financeiro, os selecionados contarão ainda com o apoio do Futura para rodadas de mentoria antes da produção audiovisual. Após a conclusão e aprovação total do projeto, o Canal veiculará o documentário em sua programação, com o objetivo de fomentar o debate sobre participação política, contemplando também os demais pilares do Futura, como cultura, educação, sustentabilidade, cidadania, democracia.

“Estamos atravessando um período de extrema tensão geopolítica e de ameaças a regimes democráticos em todo mundo. Ouvir o que os jovens têm a dizer sob a perspectiva de novas ideias, novos modelos de participação e busca por soluções na gestão de políticas públicas representa para uma grande oportunidade para a sociedade brasileira. Estes documentários podem e devem ser utilizados em novas discussões e debates em escolas e ambientes de aprendizagem. Fazer isso ao lado de instituições como o Delibera Brasil e o Politize, que já atuam no campo com enorme eficácia, qualifica, e muito, nossa jornada colaborativa por um mundo consciente do valor da democracia.” Afirma José Brito, Gerente de Distribuição da Fundação Roberto Marinho e diretor do Canal Futura.

Serviço:

EDITAL DE CURTAS – DEMOCRACIA, DELIBERAÇÃO E EDUCAÇÃO POLÍTICA

Seleção de 10 documentários que abordem, de forma inovadora e atual, assuntos que contribuam para educação política.

Período de inscrições: 08 de março a 01 de abril

Realização: Fundação Roberto Marinho, por meio do Canal Futura, com apoio do Politize! e Delibera Brasil

Pré-requisitos: Jovens acima de 18 anos

Inscrição: Acesse aqui

Formulário: Acesse aqui

Sobre a Fundação Roberto Marinho

A Fundação Roberto Marinho inova, há mais de 40 anos, em soluções de educação e cultura para não deixar ninguém para trás. Desenvolve projetos voltados para a escolaridade básica e para a solução de desafios que impactam a vida de milhares de jovens brasileiros, como distorção idade-série, evasão escolar e inclusão de jovens no mundo do trabalho, visando contribuir para uma sociedade mais ética, inclusiva, sustentável e solidária.

Sobre o Futura

O Futura é uma realização da Fundação Roberto Marinho e resultado da parceria entre organizações da iniciativa privada, unidas pelo compromisso de investir socialmente e líderes em seus segmentos: SESI – DN / SENAI – DN, FIESP / SESI – SP / SENAI – SP, Fundação Bradesco, Itaú Social, Globo e Sebrae. O Futura pode ser assistido gratuitamente, a qualquer hora e em qualquer lugar, nos Canais Globo e Globoplay. E ainda em parabólicas digitais, TVs universitárias e amplos pacotes de TV por assinatura.

Sobre o Politize!

O POLITIZE! é uma organização da sociedade civil com a missão de formar cidadãos conscientes e comprometidos com a democracia, levando a educação política a qualquer pessoa em qualquer lugar. Que acredita que o conhecimento é a chave que abre a porta para as pessoas exigirem seus direitos e conquistarem espaços para influenciar legislações e processos de tomada de decisão. Quanto mais disseminado, mais as pessoas serão capazes de participar da política em pé de igualdade, tornando a sociedade mais justa e capaz de oferecer oportunidades para todos. Desde 2015, atua por meio online e presencial em todo o Brasil.

Sobre o Delibera Brasil

O Delibera Brasil é uma organização sem fins lucrativos e suprapartidária que tem como objetivo contribuir para o fortalecimento e aprofundamento da democracia brasileira promovendo a deliberação cidadã, uma forma inédita e democrática de participação da sociedade nas decisões de pautas políticas.

Via | Assessoria  Foto | Unsplash

(Visited 1 times, 1 visits today)

Deixe uma resposta