O governo federal envia nesta segunda-feira (7) um avião da FAB (Força Aérea Brasileira) para resgatar brasileiros e seus familiares que fugiram da guerra na Ucrânia.

Até o momento, estão confirmados 40 brasileiros, 23 ucranianos e um polonês. A aeronave também vai trazer os animais de estimação dos resgatados.

Todos estão em Varsóvia, na Polônia, sob os cuidados da diplomacia brasileira.

A aeronave está levando 11,6 toneladas de ajuda humanitária para a população ucraniana após pedido da embaixada da Ucrânia no Brasil.

A Operação Repatriação é feita entre os ministérios da Justiça e Segurança Pública, Saúde, Defesa e Relações Exteriores. O avião decola na tarde desta segunda-feira da base área de Brasília. A aeronave vai passar por Recife, Ilha do Sal (Cabo Verde) e Lisboa, antes de chegar a Varsóvia. A previsão é que os brasileiros e seus familiares cheguem a Brasília na quinta-feira (10) de manhã.

Entre os materiais transportados pela aeronave, estão 50 purificadores de água, com capacidade de purificar 300 mil litros de água por dia; nove toneladas de alimentos desidratados, que equivalem a 360 mil refeições; e meia tonelada de insumos essenciais e itens médicos. Além da carga, o Ministério da Saúde está enviando um médico especialista para execução de protocolo sanitário, no âmbito da Covid-19.

Para agilizar o resgate, o Ministério das Relações Exteriores e o da Justiça emitiram uma portaria concedendo visto temporário e de residência aos estrangeiros que serão trazidos para o Brasil na aeronave.

O avião é o KC-390 Millenium, a maior aeronave militar desenvolvida no Hemisfério Sul. O mesmo modelo já foi usado em outras missões de ajuda humanitária, como no Haiti, em 2012.
Via | R7
Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)