As internações por Covid-19 cresceram 260% em um mês em Mato Grosso. No período entre 3 de janeiro até esta sexta-feira (3), 635 pacientes foram internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e enfermarias exclusivas para pacientes com o novo coronavírus.

De acordo com o boletim da Secretaria Estadual de Saúde (SES), no dia 3 de janeiro, o estado tinha 244 pacientes internados no Sistema Único de Saúde (SUS) e, nesta quinta-feira (3), são 879.

A região metropolitana é responsável por 39% dessas internações. Em Cuiabá, 259 pacientes estão internados e em Várzea Grande, 91.

Rondonópolis aparece na terceira posição com o maior número de internados, totalizando 55 pacientes.

Segundo a SES, a taxa de ocupação de leitos de UTI no estado é de 77,19%. Quatro hospitais do SUS estão com 100% dos leitos ocupados. São eles:

  • Hospital Regional de Cáceres
  • Hospital Municipal de Tangará da Serra
  • Hospital Municipal de Barra do Garças
  • Hospital e Pronto Socorro de Cuiabá

Já a taxa de ocupação de UTI pediátrica está em 60%. Ao todo, são 10 leitos exclusivos para crianças e seis estão ocupados.

De acordo com a Secretaria de Saúde foram confirmados 643.693 casos de Covid-19 desde o início da pandemia e 14.362 mortes pelo vírus.

O primeiro pico da doença foi registrado em julho de 2020 quando 1.213 pessoas morreram em decorrência da doença. O número de casos quadruplicou se comparado ao mês de junho.

Já o segundo pico foi registrado em março de 2021. O mês foi o mais letal em Mato Grosso, registrando 1.843 mortes. No dia 22 de março, o estado teve o maior número de mortes em 24 horas desde o início da pandemia: foram 125 óbitos confirmados, média de 1 morte a cada 12 minutos.

Os casos da doença diminuíram no ano passado com o avanço da vacinação, mas, após o surgimento de novas variantes, voltaram a subir.

Fim dos testes rápidos

A nova alta de casos de Covid-19 esvaziou o estoque de testes rápidos nas unidades de saúde em Cuiabá. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a compra de 70 mil kits de testagem rápida de antígeno foi realizada e a previsão de entrega é na próxima semana.

Via | G1
Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)