A primeira criança vacinada contra a Covid-19 em Cuiabá foi o menino Miguel Vieira Monteiro, de 9 anos, nesta quinta-feira (20), na Universidade de Cuiabá (Unic).

A imunização das crianças de 5 a 11 anos contra a doença começou nesta quinta-feira (20) na capital. O garoto tem nefropatia crônica e possui apenas um dos rins.

Conforme o cronograma do Ministério da Saúde, crianças com morbidades ou com deficiência permanente devem ser as primeiras imunizadas, seguidas pelas quilombolas.

Depois, as crianças que vivem em local com pessoas com alto risco para evolução grave de Covid-19, como: lares com pessoas com HIV positivo, pacientes oncológicos, pacientes que realizam hemodiálise rotineiramente e pessoas imunossuprimidas.

Vacinação em crianças entre 5 e 11 anos começou em Cuiabá — Foto: Reprodução

Vacinação em crianças entre 5 e 11 anos começou em Cuiabá — Foto: Reprodução

Na oportunidade, Emanuel divulgou o cronograma de imunização para crianças de 5 a 11 anos que começa nessa quinta-feira (20).

Do dia 20 ao dia 22, a vacinação desse grupo acontecerá apenas no polo da Unic Beira Rio devido ao baixo quantitativo de imunizantes recebidos. Mediante a chegada de novas remessas, outros postos atenderão as demandas.

Atualmente, Cuiabá conta com três policlínicas nos bairros Coxipó, Pedra 90 e Planalto, além de três UPAs, sendo elas Morada do Ouro, Pascoal Ramos e Verdão.

No dia 10 deste mês, o prefeito editou um decreto que determina o funcionamento ininterrupto das UBS das 07h às 17h, suspendendo o fechamento em horário de almoço para atendimento médico.

A vacinação continua com o horário de intervalo das 11h às 13h, para que as equipes possam se revezar no almoço. Ao todo, 37 polos promovem aplicação das doses.

Via | G1
Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)