No dia de 30 de novembro de 2021, Roberto Carlos Correa de Carvalho e sua equipe de diretores foram eleitos para mais um mandato à frente do Instituto Municipal de Previdência de Rondonópolis (IMPRO). Segundo consta no Diário Oficial do Município, o processo eleitoral aconteceu dentro dos prazos e com participação de representantes dos servidores, aposentados e de um membro do executivo.

Conforme publicação do artigo 6º, da Lei nº 11.330, de 24 de março de 2021, no Diário Oficial Eletrônico (Diorondon) nº 4.910 de 26 de março de 2021, o mandato do eleito começou em 1º de janeiro de 2022 e segue até 30 de junho de 2024.

No entanto, Roberto e sua equipe de diretores seguem sem a nomeação que oficializa a posse.

A Câmara e o Sispmur tentaram uma solução administrativa para a crise, aberta pelo prefeito José Carlos do Pátio. Sem acordo, o caso está na justiça.

O tempo é inimigo para mais de 900 segurados (aposentados e pensionistas), que temem pelo atraso nos pagamentos. A reportagem apurou que a folha salarial é fechada entre os dias 10 e 15 de cada mês.

A crise no IMPRO também impacta nas aposentadorias por invalidez. Os servidores que passaram por perícia médica e foram atestados inaptos para trabalho, devido a problemas de saúde, correm o risco de voltarem para o trabalho, mesmo sem condições clínicas.

O problema também gera consequências para o bem maior do servidor, que é a aposentadoria. A autarquia está com aplicações paradas há 15 dias. O prejuízo pode passar dos R$ 50 mil.

Apoio

Servidores e lideranças políticas iniciaram na quarta-feira (12) um ato para Roberto e sua equipe. O manifesto acontece em frente à sede do IMPRO, mais de 530 pessoas já foram até à autarquia declarar apoio aos eleitos. Além dos trabalhadores da ativa, aposentados e pensionistas, a ação conta com apoio irrestrito de todos os servidores do IMPRO, Sispmur, Serv Saúde, Adesmur e de pelo menos 15 vereadores da Câmara Municipal.

O IMPRO

O Instituto Municipal de Previdência de Rondonópolis – IMPRO é uma entidade de direito público, natureza autárquica com autonomia administrativa e financeira, recebendo o tratamento de “Instituto”.

O IMPRO se destina a assegurar, aos seus segurados e a seus dependentes os meios de subsistência nos eventos de invalidez, doença, acidente de trabalho, idade avançada, reclusão e pensão por morte; e a proteger a maternidade e à família. A administração é feita de servidores que cuidam do patrimônio dos servidores, sem qualquer interferência política. Atualmente, o patrimônio líquido do IMPRO é de quase 300 milhões de reais. O número de beneficiários já passa dos 900.

Via | Assessoria
Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)