Quatro Unidades de Pronto Atendimento (UPA) de Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá, passaram a atender somente casos de gripe. Na capital, uma unidade será definida neste sábado (25) devido ao surto da doença.

Em Várzea Grande, na UPA do bairro Ipase, a média têm sido de 1.500 atendimentos de casos de gripe por dia, 50% a mais que em dias considerados normais pela direção da unidade.

Segundo o diretor clínico da unidade Anderson Torres, são muitos atendimentos que sobrecarregam os médicos e a população fica muito tempo esperando.

“Fazendo uma divisão pela quantidade de médico que está atendendo, que são cinco, isso chega a ser desumano para a população, até mesmo o profissional que está atendendo se sente sobrecarregado”, contou.

Para tentar diminuir a sobrecarga para os pacientes e médicos, a prefeitura criou alas de referência para o tratamento de sintomas gripais em quatro Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Segundo o secretário de saúde do município Gonçalo Barros, as unidades foram escolhidas para atender toda a população.

“Elas foram escolhidas estrategicamente nas regiões para dar cobertura em todos os locais e para ajudar nesse fluxo que está tendo nas UPAs e no Pronto Socorro”, disse.

Com isso, as UPAs devem atender somente os casos que apresentam sintomas gripais mais graves. Para os casos mais leves, as pessoas devem procurar um posto de saúde mais próximo.

Confira os locais que estão atendendo pacientes com gripe:

  • Policlínica do Parque do Lago
  • Policlínica Jardim Glória
  • Policlínica Marajoara
  • Policlínica 24 de Dezembro
Via | G1
Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)