O secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Alexsandro Silva, recebeu na manhã desta quarta-feira (15), no auditório da Prefeitura, o coordenador de Área do IBGE em Rondonópolis, Marcelo Mendes Marques, que anunciou a abertura do Processo Seletivo Simplificado para contratação de recenseadores e pesquisadores para o Censo Demográfico de 2022.

No Brasil, ao todo serão 23.870 vagas, sendo: 5.450 vagas para a função de Agente Censitário Municipal (ACM) e 18.420 vagas para a função de Agente Censitário Supervisor (ACS).

No entanto, conforme o representante do IBGE, Rondonópolis terá 242 vagas exclusivas sendo 30 para mensalistas e 212 para recenseadores, disponíveis aos interessados que poderão acessar e se inscrever no edital do seletivo através do endereço eletrônico: https://conhecimento.fgv.br/concursos/ibgepss21/09.

Ali o candidato vai ter acesso a todas as informações pertinentes como: prazos, documentação, salários e exigências legais como possuir o nível de escolaridade “ensino médio” exigido para participar do seletivo.

Lembrando que o Processo Seletivo Simplificado será executado sob a responsabilidade da Fundação Getúlio Vargas – FGV e a seleção dos candidatos para as funções de Agente Censitário Municipal (ACM) e Agente Censitário Supervisor (ACS) dar-se-á por meio de uma Prova Objetiva, de caráter eliminatório e classificatório no dia indicado no Cronograma Previsto no edital – Anexo IV, das 14h30m às 18h, segundo o horário oficial de Brasília-DF.

A taxa de inscrição será de R$ 60,50 com a possibilidade de pedido de isenção da taxa de inscrição para os candidatos que declararem e comprovarem hipossuficiência de recursos financeiros para pagamento da taxa, bem como serão oferecidas as vagas de ACM aos candidatos que obtiverem melhor classificação no processo seletivo simplificado.

Após serem selecionados, os candidatos serão empossados em abril, onde se iniciam os treinamentos e capacitações, para início do Censo Demográfico-2022, estimado para acontecer entre os meses de junho e agosto de 2022.

Para o Secretário Alexsandro Silva, essa abertura de 242 vagas para contratação temporária de recenseadores pelo IBGE, “é muito importante porque serão mais de 200 empregos gerados que vão agregar ao município, pois serão famílias que vão conferir renda, e naturalmente a gente tem uma expectativa muito grande quanto a atualização desses indicadores que já não são atualizados há pelo menos 11 anos (último censo foi em 2010), e de lá para cá a gente vem trabalhando com estimativas que podem ou não refletir de fato a realidade de Rondonópolis. Então esses números vêm em boa hora, eles vão auxiliar muito no referenciamento para elaboração de políticas públicas, e auxiliar os investidores nas tomadas de decisões. Então, nós, só temos a ganhar, não apenas com essa geração de empregos através dessa contratação temporária, mas sobretudo a todos que dependem destas informações para tomar as suas decisões”, argumentou.

Ainda conforme Alexsandro, a sua pasta vai auxiliar o IBGE, identificando dois pontos de apoio na cidade, que será divida em três regiões censitárias, sendo uma delas a própria sede do instituto e mais duas regiões que servirão como pontos de apoio aos trabalhos dos recenseadores.

Via | Assessoria   Foto | Kawê Pires
(Visited 1 times, 1 visits today)

Deixe uma resposta