O Ministério da Educação e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) participarão, nesta terça-feira, 30 de novembro, da apresentação dos resultados do Estudo Regional Comparativo e Explicativo (Erce) 2019, esforço da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) junto a 16 países da América Latina e Caribe para monitoramento dos avanços na aprendizagem dos estudantes da região.

O evento virtual, com tradução em português, será às 10h e terá transmissão pelo YouTube e pelo Zoom — este último com necessidade de inscrição. O secretário de Educação Básica do MEC, Mauro Luiz Rabelo, e o diretor de Avaliação da Educação Básica do Inep, Anderson Soares Furtado Oliveira, serão os porta-vozes brasileiros no evento de divulgação.

Também nesta terça-feira, serão publicados os relatórios nacionais e regional. O primeiro contém informações específicas sobre o desempenho dos estudantes em cada país. O outro traz dados de todos os países participantes e uma perspectiva de análise comparada.

Evidências – O estudo revela o desempenho de estudantes em leitura, escrita, matemática e ciências naturais, além de identificar fatores associados à aprendizagem. As evidências empíricas geradas pelo Erce visam orientar as políticas públicas educacionais dos países envolvidos, fortalecendo a qualidade e a equidade da educação.

Ao todo, o Erce 2019 avaliou 160 mil alunos de 4º e 7º ano do ensino fundamental ou séries equivalentes nos países participantes: Argentina, Brasil, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, El Salvador, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana e Uruguai.

Sobre o estudo – O Erce é uma realização da Oficina Regional de Educação para América Latina e Caribe (OREALC/Unesco Santiago), por meio do seu Laboratório Latino-americano de Avaliação da Qualidade da Educação (LLECE). No Brasil, o Inep é responsável pelo planejamento e a operacionalização do estudo e participa desde a primeira edição, em 1997, quando ainda era adotado o nome Perce.

Participe!

Data: 30 de novembro Horário: 10h Transmissão com tradução em português: YouTube

Via | Assessoria INEP
Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)