Professor de medicina da Unic explica por quanto tempo as pessoas infectadas ou imunizadas, ficam impedidas de realizar doação de sangue

A importância de a população manter o hábito da doação de sangue aumentou desde o início da pandemia da Covid-19. Até esta sexta, a Semana Nacional do Doador de Sangue une hemocentros de todo o Brasil na campanha “Somos Todos do Mesmo Sangue”, em alusão ao Dia Internacional do Doador de Sangue, celebrado em 25.11. No entanto, com o aumento da cobertura vacinal e início da aplicação da terceira dose em muitos locais, é preciso entender quais são os cuidados a serem tomados por quem tomou a vacina.

O professor do curso de medicina da Universidade de Cuiabá (Unic) e infectologista, Tiago Rodrigues, explica que os interessados em doar sangue, que já receberam ao menos uma das doses da vacina para a Covid-19, devem tomar alguns cuidados. Isso porque existe um período em que o candidato fica impedido de doar. O tempo de espera foi determinado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e varia de acordo com cada marca. No caso da Coronavac é preciso aguardar 48h, já quem tomou a Astrazeneca, Pfizer ou Janssen, precisa esperar ao menos 7 dias para fazer doações de sangue.

O especialista comenta que o motivo da exigência do aguardo tem o intuito de proteger, tanto quem está doando, quanto quem vai receber a bolsa de sangue. “É importante que o doador leve a carteirinha de vacinação para mostrar a data em que recebeu a dose, seja a primeira ou a segunda, uma vez que o impedimento temporário existe nos dois casos. É importante lembrar também que, se as pessoas tiveram reações ao imunizante, precisam aguardar ainda 7 dias após o desaparecimento dos sintomas”, diz.

Tiago orienta que os interessados que ainda aguardam tomar a dose dos imunizantes, procurem o Hemocentro MT antes de tomar a vacina. “Isso evita que a população tenha que aguardar um prazo para poder realizar a doação e assim, quem precisa também não fica esperando”, diz.

Relembre o tempo de espera após se imunizar contra a Covid – 19 de acordo com a vacina:

Coronavac – 2 dias após cada dose

AstraZeneca – 7 dias após cada dose

Pfizer – 7 dias após cada dose

Janssen – 7 dias após a dose

Relembre o que é necessário para doar sangue:

– Ter boas condições de saúde;

– Pesar mais de 50kg;

– Ter entre 16 e 69 anos de idade (menores de idade devem levar formulário de autorização);

– Evitar consumo de alimentos gordurosos por 4 horas antes do procedimento.
Via | Assessoria
(Visited 1 times, 1 visits today)

Deixe uma resposta