Antiga senzala da Fazenda Jacobina do período colonial, que fica em Cáceres, a 220 km de Cuiabá, será reformada para turismo. Ela foi selecionada no programa MT Preservar, nessa terça-feira (16) que vai financiar a recuperação de imóveis e patrimônios históricos de Mato Grosso.

O projeto vai realizar uma reforma na sede e na casa do lado, que já foi uma senzala durante o período colonial, em Mato Grosso. O objetivo dos proprietários era transformar a fazenda em uma pousada.

Após a reforma, o local poderá ser visitado por turistas, além de contar com passeios, um museu, um espaço para eventos e a montagem do antigo engenho de cana-de-açúcar.

Local vai contar com passeios, um museu, um espaço para eventos e a montagem do antigo engenho de cana-de-açúcar — Foto: Divulgação/Secom

Local vai contar com passeios, um museu, um espaço para eventos e a montagem do antigo engenho de cana-de-açúcar — Foto: Divulgação/Secom

A família que é dona da propriedade já havia buscado ajuda do governo do estado para reformar o local.

Eles possuem a fazenda há 100 anos e ao longo do tempo ela vem se deteriorando. Por ser um patrimônio histórico, o custo de uma reforma ficaria muito caro por exigir uma mão de obra especializada.

Será recuperada a fachada, o telhado da sede da fazenda e da casa do lado que mesmo com intervenções, ainda existem vestígios da época nos cômodos.

Via | G1
(Visited 1 times, 1 visits today)

Deixe uma resposta