As visitas presenciais nos presídios foram retomadas pela primeira vez desde o início da pandemia da covid-19, em março de 2020. Seis reeducandos e 19 policiais penais morreram por conta da doença.

O Governo de Mato Grosso havia anunciado que o retorno gradual aconteceria a partir de 29 de outubro, mas as unidades de Cuiabá e Tangará da Serra ainda não tinham permissão para a visitação.

Apesar da retomada, as visitas e atendimentos presencias ainda precisam respeitar as medidas de prevenção a covid-19. Cada unidade prisional tem seu próprio calendário definido e as visitas precisam ser agendadas.

A autorização é de que cada visitante pode permanecer apenas uma hora nos locais. Além disso, cada reeducando tem direito de receber apenas uma visita.

Os encontros devem respeitar o uso de máscara e distanciamento de 1,5 metro. A comprovação da vacinação contra covid-19 também é obrigatória para entrar nas unidades prisionais. No dia das visitas, a entrada com alimentos, medicamentos ou materiais permanentes não será permitido.

Desde março do ano passado as visitas e atendimentos aconteciam apenas de forma remota. Os advogados dos reeducandos devem respeitar as mesmas determinações.

Mato Grosso possui 44 unidades penais ativas e 11.272 pessoas cumprindo pena no sistema prisional, que possui capacidade de 8.759 vagas.

Via | G1
Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)