Taxa é positiva, considerando o contexto de pandemia. Quem não compareceu por motivos de saúde deverá formalizar a dispensa da prova a partir do dia 16/12

Ao todo, 75,4% dos 489.958 inscritos realizaram as provas do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2021 no último domingo, 14 de novembro. Em 2017, última aplicação para áreas semelhantes às desta edição, o índice de presentes foi de 84%. A diferença de 8,6% é considerada positiva, tendo em vista o contexto da pandemia de covid-19 que envolveu o exame neste ano. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) aplicou as provas em todos os estados e no Distrito Federal.

A logística de aplicação foi realizada com excelência. As provas foram entregues pelos Correios nos locais devidos e em prazo adequado. Os portões foram abertos e fechados nos horários programados e a aplicação do exame foi iniciada nos horários previstos, nos 1.744 locais de prova, em 1.422 municípios do País.

Na edição 2021, o Enade avalia 493.042 estudantes concluintes de 8.009 cursos das 30 áreas do conhecimento vinculadas ao ano II do sexto ciclo avaliativo do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). No que se refere a bacharelado, são avaliados os concluintes e os cursos de ciência da computação, ciências biológicas, ciências sociais, design, educação física, filosofia, geografia, história, química e sistemas de informação.

Em termos de licenciatura, são avaliados os cursos de artes visuais, ciência da computação, ciências biológicas, sociais, educação física, filosofia, física, geografia, história, letras – português, letras – português e espanhol, letras – português e inglês, letras – inglês, matemática, música, pedagogia e química. Também fazem parte da avaliação os cursos superiores de tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas, em gestão da tecnologia da informação e em redes de computadores.

O Inep parabeniza os estudantes que realizaram o Enade pelo seu compromisso com a melhoria da qualidade da educação no País e agradece a todos os envolvidos na elaboração e na aplicação do exame: servidores, colaboradores, associações e instituições de educação superior, coordenadores de cursos, procuradores institucionais, Fundação Cesgranrio (instituição aplicadora), Valid (gráfica responsável pela impressão das provas) e Correios.

Questionário do coordenador – Nesta terça-feira, 16 novembro, começa o período de preenchimento do Questionário de Coordenador de Curso. O prazo vai até o dia 26 deste mês. O questionário coleta informações referentes ao perfil do coordenador e aos contextos de formação dos estudantes, o que auxilia na compreensão dos resultados do Enade.

Dispensa da prova – Os participantes que não compareceram ao exame por motivos de saúde previstos no edital deverão formalizar o pedido de dispensa da prova, no período de 16 de dezembro a 21 de janeiro de 2022, por meio do Sistema Enade. Para isso, é necessário apresentar a documentação comprobatória. Vale destacar que a regularidade junto ao Enade é requisito para colar grau, tendo em vista que o exame é componente curricular obrigatório dos cursos de graduação nacionais, conforme o art. 5º da Lei n.º 10.861/2004.

Enade – Aplicado pelo Inep desde 2004, o Enade integra o Sinaes, composto também pela avaliação de cursos de graduação e pela avaliação institucional. Juntos, eles formam o tripé avaliativo que permite conhecer a qualidade dos cursos e instituições de educação superior brasileiras. Os resultados do Enade, aliados às respostas do Questionário do Estudante, são insumos para o cálculo dos Indicadores de Qualidade da Educação Superior.

A inscrição no exame é obrigatória para estudantes ingressantes e concluintes habilitados de cursos de bacharelado, superiores de tecnologia e licenciaturas vinculados às áreas de avaliação da edição. A situação de regularidade do estudante é registrada em seu histórico escolar pela instituição de educação superior à qual está vinculado.

Via | Assessoria de Comunicação Social do Inep

(Visited 1 times, 1 visits today)

Deixe uma resposta