Cuiabá registrou, nesse domingo (14), 142 milímetros de chuva em 1 hora e 45 minutos, de acordo com informações do 9º Distrito de Meteorologia. Esse volume é equivalente a cerca de 10% do esperado para o ano todo na cidade, avalia Rodrigo Marques, climatologista do Departamento de Geografia da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

“Isso é chuva para o mês de outubro todo. Em um único dia choveu o equivalente a outubro e, se não me engano, mais da metade do que é esperado para novembro. Essa chuva, só a de ontem, corresponde a cerca de 10% do que é esperado para o ano todo aqui em Cuiabá”, disse o climatologista.

Durante a madrugada desta segunda-feira (15), a capital mato-grossense voltou a registrar volume significativo de chuva. Foram 70 milímetros em quatro horas de chuva, que teve início por volta das 2h. Somente nas duas primeiras horas, choveu 64mm.

“É um volume muito alto para duas horas de chuva”, disse Rodrigo Marques. “Na primeira hora deu 49 mm e, na segunda, 14.4 mm. Na terceira foram 5.4 mm e na quarta hora, 1.6 mm”, detalhou o climatologista.

Previsão do tempo

A previsão é de chuva para este feriado da Proclamação da República. Em Cuiabá, a probabilidade é de tempo nublado e 90% de chance de chuvas a qualquer hora do dia, podendo chover até 30 milímetros.

De acordo com o Climatempo, há também chances de chuva durante toda a semana na cidade.

Via | G1
Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)