Preenchimento do Questionário do Estudante e realização da prova são obrigatórios para colar grau. Cartão de confirmação está disponível no Sistema Enade

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) aplicará, na tarde deste domingo, 14 de novembro, o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2021. O exame avaliará, por meio da prova e do Questionário do Estudante, 494.259 estudantes concluintes de 8.009 cursos das 30 áreas do conhecimento vinculadas ao ano II do sexto ciclo avaliativo do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). A aplicação da prova ocorrerá das 13h30 às 17h30 (horário de Brasília), em todos os estados e no Distrito Federal. O estudante que solicitou tempo adicional e teve o pedido aprovado terá uma hora a mais para concluir o exame.

A prova e o Questionário do Estudante são requisitos para assegurar a regularidade dos inscritos junto ao Enade, bem como para colar grau. Ao preencher o questionário, o participante tem a oportunidade de avaliar seu curso de graduação e sua instituição de educação superior em diferentes aspectos.

O Enade é considerado componente curricular obrigatório dos cursos de graduação nacionais, nos termos do art. 5º da Lei n.º 10.861/2004. Seu objetivo é avaliar e acompanhar o processo de aprendizagem dos participantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares do curso de graduação, bem como as competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional.

Cartão de confirmação – A consulta ao local de aplicação da prova se dá por meio do Cartão de Confirmação de Inscrição, disponível no Sistema Enade. Para visualizar o documento, os inscritos precisam concluir o preenchimento do Cadastro e do Questionário do Estudante até as 23h59 de sábado, 13 de novembro, no sistema do exame.

Por meio do cartão, o participante consulta o horário e o local da aplicação da prova, a documentação de identificação exigida no dia do exame e os atendimentos (se solicitados e aprovados).

Documentação – No dia da aplicação da prova do Enade, os estudantes precisam apresentar a via original de documento de identificação com foto, conforme previsto no edital do exame. São documentos de identificação válidos: Passaporte; Carteira Nacional de Habilitação (CNH); Carteira de Trabalho e Previdência Social, emitida após 27 de janeiro de 1997; Cédulas de Identidade expedidas por Secretarias de Segurança Pública, Forças Armadas, Polícia Militar e Polícia Federal; e identificação fornecida por ordens ou conselhos de classes que por lei tenha validade como documento de identidade.

Também serão aceitos outros documentos, como identidade expedida pelo Ministério da Justiça para estrangeiros, inclusive aqueles reconhecidos como refugiados, em consonância com a Lei n.º 9.474/1997; Carteira de Registro Nacional Migratório, de que trata a Lei n.º 13.445/2017, bem como Documento Provisório de Registro Nacional Migratório, conforme o Decreto n.º 9.277/2018.

O estudante impossibilitado de apresentar a via original de documento oficial de identificação com foto no dia de aplicação, por motivo de extravio, perda, furto ou roubo, poderá realizar as provas desde que apresente boletim de ocorrência, conforme descrito no edital do Enade 2021, e submeta-se à identificação especial, com coleta de informações pessoais.

Prevenção à covid-19 – Durante todo o período em que permanecer no local de aplicação da prova, o estudante deve estar de máscara facial, cobrindo boca e nariz, retirando-a apenas no momento da identificação, antes de acessar a sala de prova, e para se alimentar. É permitido que o estudante leve máscara reserva para troca durante a aplicação. Já para os casos previstos na Lei n.º 14.019/ 2020, o uso da máscara será dispensado, conforme previsto no edital do Enade 2021.

Dispensa de prova – Os participantes que apresentarem sintomas de covid-19 no dia do exame não poderão comparecer ao local de aplicação para realizar o Enade e precisam solicitar dispensa de prova, no período de 16 de dezembro a 21 de janeiro de 2022, por meio do sistema do exame. O mesmo deve ser feito em caso de diagnóstico de alguma das outras doenças infectocontagiosas listadas no edital do exame.

Para a dispensa da prova, o estudante deverá enviar ao Inep a documentação comprobatória da condição motivadora da solicitação de dispensa. O Instituto analisará a documentação comprobatória das condições dos participantes, de modo que a aprovação da documentação garante a dispensa da prova e a regularidade no exame somente se o participante do Enade tiver finalizado o preenchimento do Questionário do Estudante no período previsto em edital.

Obrigações do estudante – A realização da prova deve ser feita com caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente, sendo permitido apenas aos estudantes que solicitaram atendimento especializado para transtorno do espectro autista utilizar caneta fabricada em material transparente com tinta colorida, para uso exclusivo em marcações em seu Caderno de Provas. Contudo, o Cartão-Resposta deve ser preenchido com caneta de tinta preta.

Não será permitido o uso de qualquer objeto eletrônico no momento da aplicação. O participante deverá guardar esses materiais, desligados, no envelope porta-objetos, antes de entrar na sala de prova. O envelope deve ser mantido debaixo da carteira, lacrado e identificado, por toda a permanência do estudante no local de provas.

Ao ingressar na sala, também devem ser guardados no envelope: óculos escuros e artigos de chapelaria (boné, chapéu, viseira, gorro ou similares); caneta de material não transparente ou qualquer outro material de papelaria; protetor auricular; relógio e quaisquer dispositivos eletrônicos, como telefones celulares, smartphones, tablets e quaisquer outros materiais estranhos à realização do exame.

Estrutura da prova – A prova do Enade é composta por uma parte de formação geral, comum aos cursos de todas as áreas, e uma de componente específico, própria de cada área de avaliação. A primeira terá 10 questões, sendo 2 discursivas e 8 de múltipla escolha. Já a segunda parte terá 30 questões, sendo 3 discursivas e 27 de múltipla escolha.

Nas duas partes, as provas discursivas envolvem situações-problema e estudo de casos. Também avaliam aspectos como clareza, coerência, coesão, estratégias argumentativas, utilização de vocabulário adequado e correção gramatical do texto.

As provas do Enade foram elaboradas com base nos conteúdos previstos nas Diretrizes Curriculares Nacionais, no Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia, em dispositivos normativos e em legislações de regulamentação do exercício profissional vigentes e atinentes às áreas de avaliação.

Enade – Aplicado pelo Inep desde 2004, o Enade integra o Sinaes, composto também pela avaliação de cursos de graduação e pela avaliação institucional. Juntos, eles formam o tripé avaliativo que permite conhecer a qualidade dos cursos e instituições de educação superior brasileiras. Os resultados do Enade, aliados às respostas do Questionário do Estudante, são insumos para o cálculo dos Indicadores de Qualidade da Educação Superior.

A inscrição no exame é obrigatória para estudantes ingressantes e concluintes habilitados de cursos de bacharelado, superiores de tecnologia e licenciaturas vinculados às áreas de avaliação da edição. A situação de regularidade do estudante é registrada em seu histórico escolar pela instituição de educação superior à qual está vinculado.

Via | Assessoria de Comunicação Social do Inep

Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)