Em vez de tentar suprimir as emoções negativas de alguém em momentos de dor, o melhor é oferecer apoio, escuta ativa e ajuda para buscar uma solução.

Já ouviu falar em positividade tóxica? É quando alguém tenta suprimir as emoções negativas de uma outra pessoa por meio de frases animadas como:

“Seja positivo!”, “Anime-se!” ou “Olhe pelo lado bom!” “Supere isso” ou “Vá em frente”. “Tudo vai ficar bem” ou “Tudo vai dar certo.” “Seja um homem” ou “Resistente”.

“Tudo acontece por uma razão.”

“Poderia ser pior.” ou “Pelo menos não aconteceu tal coisa.” “Não se preocupe / se estresse / fique chateado com isso.” “Pare de ser negativo” ou “Anime-se!” No local de trabalho, a positividade tóxica especialmente prejudicial, já que esse comportamento pode fazer com que as pessoas que estejam passando por situações difíceis se sintam invalidadas e não ouvidas. Frequentemente, a positividade tóxica vem de alguém que acredita genuinamente que está sendo útil e encorajando alguém em perigo ou em momentos de dor. Mas, na verdade, ao fazer isso, ele desconsidera as emoções verdadeiras e legítimas do colega e, com isso, prejudicar a saúde física e mental de um indivíduo, já que suprimir emoções negativas não é saudável para nosso equilíbrio psicológico. A difusão dessa cultura, na pior das hipóteses, pode diminuir a confiança e afetar o engajamento e a produtividade. Aqui estão algumas frases mais conscientes para inverter o script sobre positividade tóxica: “Seus sentimentos fazem sentido. O que posso fazer para apoiá-lo? ”

“É normal se sentir oprimido / cansado / com raiva etc. Ouça a si mesmo e seus sentimentos. Você se conhece melhor. ”

“Eu sei que as coisas estão difíceis para você agora. Sinto muito que esteja passando por isso. “ “Seja gentil com você mesmo.” “Eu estou aqui por você.” “Eu te vejo.” “Eu te escuto.” “Diga-me.” “Você quer conversar sobre essa questão?” “Vamos procurar juntos uma solução que possa te ajudar?” Adotando uma abordagem mais compassiva e centrada no ser humano, em vez de combater a negatividade com positividade, você pode validar e afirmar em vez de minar a autoconfiança de alguém que está vivendo períodos difíceis.
Via | Forbes Brasil
Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)