Por meio do PROADI-SUS, iniciativa busca qualificar mais de 436 profissionais em 3 anos

Desde o início do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS), a capacitação de profissionais do SUS é uma prática recorrente. Nesse contexto, a fim de contribuir na formação profissional de médicos, o Hospital Sírio Libanês conduz a iniciativa Residências, que valoriza a excelência técnica e a humanização nas relações entre médicos e pacientes na rede pública de saúde.

De acordo com Rodrigo Souza, Gerente de Projetos do Hospital Sírio-Libanês, o impacto das qualificações irá fortalecer a formação profissional. “O objetivo do projeto Residências, por meio do PROADI-SUS, é preparar profissionais para atuar no mercado de trabalho, com excelente embasamento focado em experiência e conhecimentos técnico-científicos. Com isso, o profissional terá todos os subsídios para exercer sua profissão com qualidade e excelência”. O líder do projeto adiciona ainda que “os residentes contam com a orientação de profissionais de elevada qualificação ética e técnica, nas diversas áreas que integram ou apoiam a prestação de serviços d​e saúde, aliado à estrutura do Hospital Sírio-Libanês”.

Utilizando-se técnicas de aprendizagem inovadoras, ricos cenários de prática e processos avaliativos permanentes e crítico-reflexivos, a iniciativa vem contribuindo para a política de capacitação de profissionais médicos e de outras profissões para o sistema público de saúde, com resultados expressivos – ao todo, foram ofertadas 1.500 vagas desde 2015, sendo que, deste total, serão disponibilizadas 436 vagas somente para este novo triênio (2021-2023) – em Residência Médica, Multiprofissional e Uniprofissional.

As inscrições para o programa Residências, que segue as legislações vigentes segundo a Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM) e a Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde (CNRMS), já iniciaram e poderão ser realizadas até 12 de novembro. Os interessados poderão participar do processo seletivo que acontecerá em oito capitais brasileiras – Belém, Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.

Serviço – Programa Residências:

Data de inscrição: até 12 de novembro de 2021;
Data da prova objetiva: 06/12/2021
Local: Belém, Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo;
Resultado da prova objetiva: 27 de dezembro de 2021;
Entrevistas: Período de 11 a 14 de janeiro de 2022;
Resultado final: 28 de janeiro de 2022;
Matrículas: 10, 11 e 14 de fevereiro de 2022.
Para mais informações, acesse: https://iep.hospitalsiriolibanes.org.br/programa-de-residencia

Sobre o PROADI-SUS  

O Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde, PROADI-SUS, foi criado em 2009 com o propósito de apoiar e aprimorar o SUS por meio de projetos de capacitação de recursos humanos, pesquisa, avaliação e incorporação de tecnologias, gestão e assistência especializada demandados pelo Ministério da Saúde. Hoje, o programa reúne seis hospitais sem fins lucrativos que são referência em qualidade médico-assistencial e gestão: Hospital Alemão Oswaldo Cruz, BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo, Hcor, Hospital Israelita Albert Einstein, Hospital Moinhos de Vento e Hospital Sírio-Libanês. Os recursos do PROADI-SUS advém da imunidade fiscal dos hospitais participantes. Os projetos levam à população a expertise dos hospitais em iniciativas que atendem necessidades do SUS. Entre os principais benefícios do PROADI-SUS, destacam-se a redução de filas de espera; qualificação de profissionais; pesquisas do interesse da saúde pública para necessidades atuais da população brasileira; gestão do cuidado apoiada por inteligência artificial e melhoria da gestão de hospitais públicos e filantrópicos em todo o Brasil. Para mais informações sobre o Programa e projetos vigentes no atual triênio, acesse: https://hospitais.proadi-sus.org.br.

(Visited 1 times, 1 visits today)

Deixe uma resposta