Depois de décadas de mercado, dois modelos populares da Volkswagen já têm data para saírem de produção: Gol e Voyage. A montadora alemã considera que os dois carros ficaram obsoletos diante das atuais exigências de mercado e já anunciou a chegada de uma nova família de carros compactos de entrada, a partir de 2023.

O primeiro a sair de linha será o Voyage. Inicialmente, sua produção seria encerrada em 2021, mas o sedã compacto ganhou sobrevida até o final de 2022. Este não será o primeiro adeus do Voyage. A primeira geração foi produzida de 1981 a 1996, sendo substituída pelo Polo Classic. O  Voyage voltou em 2008, em sua segunda geração, baseado na terceira geração do Gol.

Volkswagen Voyage: fim de jornada
Volkswagen Voyage: fim de jornada    Foto: VW / Divulgação

O Gol será produzido até o primeiro trimestre de 2023. O Volkswagen Gol é o veículo de maior sucesso da história da indústria automobilística brasileira. Superou até mesmo o VW Sedan (Fusca) e se aproxima dos 9 milhões de unidades produzidas. O Gol tem 41 anos de mercado e ainda é o segundo carro mais vendido da Volkswagen, perdendo para o moderno SUV T-Cross por cerca de 500 unidades – 52.456 para o T-Cross e 51.921 para o Gol.

O Volkswagen Gol está na terceira geração (2008), mas, devido a vários facelifts, o carro atual é conhecido como Gol G7 (2016). O Gol usa os mesmos motores do Voyage e é vendido em apenas duas versões: 1.0 por R$ 67.790 e 1.6 por R$ 75.250. Porém, a partir de 2022, o Gol e o Voyage ficarão apenas com o motor 1.0 em linha, para que a Volks reduza sua média de emissões. O Gol 1.6 emite 110 g/km de CO2, contra 98 g/km do Gol 1.0.

Linha de produção do VW Gol
Linha de produção do VW Gol        Foto: VW

O Gol também tem grande parte de seu público atual nas vendas diretas, mas nem tanto como o Voyage. Em outubro, 3.740 vendas foram diretas e 1.299 foram no varejo, o que dá uma alta proporção de 74% para as vendas diretas – especialmente motoristas de aplicativo.

Gol pode sobreviver em outro formato Para o lugar do Gol, a Volkswagen já anunciou um novo modelo: Polo Track. O carro será o primeiro da nova família de modelos compactos na plataforma modular MQB que será implantada na fábrica de Taubaté (SP). O processo de substituição dos modelos será um pouco mais lento do que estava previsto porque até o final de 2022 a indústria automobilística terá de conviver com a escassez de semicondutores.

Volkswagen Polo Track
Volkswagen Polo Track    Foto: VW / Divulgação

Como a nova família de carros prevê quatro modelos, restam três. Não faz sentido para a Volkswagen criar dois hatches no segmento de entrada, por isso não há espaço para o Gol. Alguns analistas do mercado chegaram a levantar a hipótese de que o nome Polo Track seja apenas um despiste da Volkswagen, que no final acabaria optando por manter o nome Gol, mas essa hipótese é rechaçada pela grande maioria dos especialistas.

Portanto, a única chance de sobrevivência do Gol seria apenas pelo reaproveitamento do nome num CUV (crossover urbano) do segmento B, algo como um Renault Kwid de 4 metros com o nome Gol. Segundo o site Autos Segredos, especializado nesse tipo de cobertura, o Gol sobreviverá no “Projeto VW 246 que tem previsão de lançamento para janeiro de 2024”.

Gol SUV: criação de Kleber Silva
Gol SUV: criação de Kleber Silva   Foto: Kleber Silva / KDesign

Se haverá um Polo Track, poderia haver também um Nivus Track ou um Polo Classic (resgatando o nome do passado). Mas também há rumores de que a Volkswagen poderá abandonar o segmento de sedãs pequenos (pois já tem o Virtus) e apostar em duas picapes – a nova Saveiro para o segmento B (competindo com a Fiat Strada) e a Tarok, feita na Argentina, para o segmento B+, competindo diretamente com a Fiat Toro.

Via | Terra
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