Viver bastante é um privilégio dado a algumas pessoas que, com o avançar dos anos, vão rompendo as diversas etapas da vida até atingir a maturidade e a velhice. Porém, esse viver muito deve ser acompanhado do viver bem. É para isso que a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio do Programa de Atenção à Saúde da Pessoa Idosa do Departamento de Ações Programáticas, tem se empenhado.

Em 2021, o décimo mês do ano – quando o 01 de outubro é reservado para salientar os direitos, cuidados e tratamento adequados a quem já chegou a essa fase, sendo considerado o Dia Nacional da Pessoa Idosa e Dia Internacional da Terceira Idade – terminou com conquistas significativas para os mais vividos de Rondonópolis.

Tivemos ações durante o mês todo, como pit stop, lives e treinamentos para profissionais da Secretaria de Saúde. Começamos outubro com uma sessão solene na Câmara de Vereadores, no dia 1º, em que foi feita a entrega, pela Secretaria de Saúde, da moção de aplausos para o senhor Emerson Guimarães de Lira e sua esposa, a senhora Isabel da Silva Lira, que foram agraciados pelo trabalho voluntário que desenvolvem, ele, na Casa do Adolescente, e ela, no Núcleo de Estudos e Atividades da Terceira Idade, o Neati”, lembra a coordenadora do Programa de Atenção à Saúde da Pessoa Idosa da SMS, Noélia Gomes dos Santos e Silva. “Já é costume, todo ano, nesta data, a Pasta da Saúde entregar a honraria a uma pessoa idosa que tenha se destacado pelo trabalho anônimo e voluntário a idosos da cidade”, comenta.

Ainda durante a cerimônia, foi oficialmente instalada em Rondonópolis a Rede Municipal em Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, criada em setembro por sugestão de Noélia, que também é membro do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa. “Com a rede, poderemos acompanhar as denúncias feitas sobre maus-tratos contra a pessoa idosa desde seu recebimento até o desfecho da apuração, com as consequências que a atitude ensejar, como a punição ao agressor e as medidas para proteger a vítima”, explica a conselheira.

Agressões físicas, abusos psicológicos, abandono, negligência, extorsões, violências sexuais, chantagens e ameaças para obter dinheiro dos que já têm idade avançada são alguns crimes praticados contra a pessoa idosa. O enfrentamento começa por meio da denúncia, que pode ser feita por qualquer pessoa próxima que presencie os atos ou observe atitudes suspeitas. “Em geral, o agressor é uma pessoa próxima ou, mesmo, um familiar. Qualquer indivíduo, seja amigo, vizinho, parente ou conhecido que perceba que a pessoa idosa está sendo alvo de algum tipo de violência, deve fazer a denúncia. O denunciante tem o anonimato garantido”, orienta Noélia, que nota que aquelas que moram sozinhas são mais vulneráveis às crueldades e, em geral, têm medo de se manifestarem sobre a agressão sofrida.

Outra atitude que deve ser levada a sério, segundo a coordenadora, é o uso da caderneta de saúde da pessoa idosa, que pode ser feita nas unidades de saúde, dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) ou, também, no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas). “As pessoas idosas devem sempre portar a caderneta, pois ela contém todas as informações de identificação do idoso, além do contato do responsável por elas. Dessa forma, em caso de alguma eventualidade, como quedas que ocorram na rua ou mal-estares, é possível chamar quem está lá registrado. Ela é um prontuário ambulante”, alerta a servidora da Saúde.

Denúncias sobre comportamentos que firam a integridade física, psicológica, emocional, financeira ou patrimonial da pessoa idosa, além de constrangimentos e discriminações contra ela, podem ser feitas em vários locais. O Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa atende na Avenida Tiradentes 1.904, Centro ou pelo telefone 3411-5028, de segunda a sexta-feira, das 7h às 11 horas e das 13h às 17 horas. Também nesses horários, a Ouvidoria SUS disponibiliza os números 0800 646-5100 e 3410-0218. A Delegacia Especializada de Defesa da Mulher, da Criança e da Pessoa Idosa, que funciona durante a semana, das 8h às 18 horas, se localiza na Rua Jayme Fernandes Costa 1.390, Vila Aurora e tem os telefones são 3423-1133/1754 é mais uma possibilidade de onde ir para denunciar. Há ainda o disque 100, disponível 24 horas por dia, inclusive aos sábados, domingos e feriados.

Via | Assessoria
Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)