A família de Maria Sofia, de 9 anos, criou uma vaquinha online para tentar arrecadar R$ 124 mil para fazer uma cirurgia de emergência para retira de um cisto que ela tem no cérebro.

De acordo com a mãe dela, Eliana Santos de Souza, a menina sempre foi saudável e não apresentava sintomas, mas, em julho desse ano, Maria Sofia teve uma convulsão e foi encaminhada ao hospital pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Bairro Pascoal Ramos, ela ficou em observação por três dias. Um exame de tomografia e uma ressonância apontaram que ela tem um cisto no cérebro, o que ocasiona as convulsões.

A mãe conta que esse cisto continua se desenvolvendo e causando sérios problemas. A menina está perdendo a audição, o equilíbrio e a força. Para conter as convulsões, ela toma medicamentos fortes, o que a deixa sonolenta.

Para realizar a cirurgia, Eliana fez um orçamento com um médico particular e o procedimento ficou R$ 124 mil. Sem condições para custear a cirurgia, a família criou a vaquinha online, além de realizar almoços beneficentes e sorteios.

A mãe também entrou com uma liminar na Justiça para que o Sistema Único de Saúde (SUS) realize o procedimento o mais rápido possível. O pedido foi aceito, mas, de acordo com Eliana, para marcar a cirurgia, o sistema consta que Maria Sofia nunca deu entrada na UPA do Pascoal Ramos e, por isso, não é considerada uma cirurgia de urgência.

“A liminar que foi deferida para a cirurgia ser liberada está com o pedido de urgência. A dose da medicação para as convulsões aumentou. Os médicos falaram que ela pode entrar em coma”, disse a mãe.

Atualmente, a mãe está desempregada e só o marido trabalha. Eliana tem outros três filhos.

Via | G1
Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)