O Programa LABCRIE estimula docentes e gestores a ampliarem uso educacional das tecnologias.

Na perspectiva da formação continuada de professores e gestores, o Ministério da Educação lança, nesta sexta-feira (15), o Laboratório de Criatividade e Inovação para a Educação Básica (LABCRIE).

Todas as unidades da federação poderão aderir e receber um laboratório totalmente mobiliado e equipado, contendo notebooks, projetores, impressora, kits de eletrônica e robótica, entre outros equipamentos e insumos. É uma iniciativa de formação continuada, na medida em que estimula os docentes e os gestores da rede pública de ensino a ampliarem a cultura de inovação com fins pedagógicos.

O programa também prevê a formação de gestores locais e professores formadores, dentro de metodologias alinhadas ao conceito de experimentação e aprendizagem ativa, além de permitir trocas e aprendizado entre os usuários.

A montagem dos LABCRIE será realizada pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), o que envolve aquisição e instalação de equipamentos, além de propriedades intelectuais. De acordo com o regulamento, a unidade da federação que aderir ao projeto disponibiliza o local, cumprindo os requisitos estabelecidos, e executa a manutenção futura dos itens do laboratório.

O investimento total do MEC será de R$ 17 milhões. “Queremos oferecer um espaço dinâmico em que os professores se sintam à vontade para experimentar equipamentos, plataformas digitais e metodologias inovadoras que permitam desenvolver as competências necessárias para gerar inovação na prática pedagógica”, afirma o diretor de Formação Docente e Valorização de Profissionais da Educação, Renato Brito, da Secretaria de Educação Básica (SEB).

Via | Assessoria MEC

(Visited 1 times, 1 visits today)

Deixe uma resposta