Curiosidades – Onde a princesa Isabel está enterrada?

Os restos mortais da filha do último imperador do Brasil estão enterrados no Brasil. Até 50 anos após sua morte – a princesa faleceu em 1921 – o túmulo da princesa ficava na Europa, mas então no começo dos anos 70 isso mudou. Em 1971, os restos da princesa Isabel foram trazidos ao Brasil, ficaram expostos por um tempo na Igreja do Rosário, no Rio de Janeiro, e recebeu as honras de chefes de Estados. Pouco depois, o caixão seguiu para Petrópolis e foi enterrado na catedral de São Pedro de Alcântara.
túmulos da família real
Túmulos de Pedro II e D. Teresa Cristina no centro, Princesa Isabel à esquerda e Conde d’Eu à direita no Mausoléu Imperial – Foto: Domínio Público/Reprodução

Foi chefe de estado durante tempo de Dom Pedro II fora

Quando Dom Pedro II saia do país por algum motivo, deixava os assuntos de Estado nas mãos da filha. A mulher foi regente três vezes. A primeira ocasião aconteceu em 1871, no poder ela sancionou a Lei do Ventre Livro junto José Maria da Silva Paranhos e Visconde do Rio Branco. O projeto dizia que crianças nascidas de escravas não seriam escravas. A segunda vez aconteceu entre 1876 e 1877 e a terceira vez de 1887 e 1888, quando foi assinada a Lei Aurea.
família real
No lado esquerdo Conde D’Eu (sentado) e Dom Pedro II (em pé), no lado direito Teresa Cristina e princesa Isabel – Foto: Wikimedia Commons/Reprodução

Curiosidades da princesa Isabel – Problemas para engravidar

Isabel e Conde D’Eu enfrentaram grandes dificuldades para conceber filhos. O primeiro bebê do casal veio apenas depois de 10 anos de união, em 1974, mas a criança não sobreviveu. Foram necessárias 50 horas de trabalho de parto para que a princesa desse a luz, mas Luísa Vitória de Orléans e Bragança infelizmente faleceu ainda no útero e já nasceu morta. Segundo o Aventuras na História foi preciso quebrar alguns ossos do bebê para que a menina pudesse ser retirada do corpo da princesa. Cerca de um ano depois, a princesa Isabel conseguiu engravidar novamente e desta vez deu a luz a um menino: Pedro de Alcântara de Orléans e Bragança. Nos anos seguintes nasceram Antônio Gastão de Orléans e Bragança e Luís de Orléans e Bragança.

Foi declarada herdeira presuntiva antes de 1 ano de idade

O primeiro filho de Dom Pedro II e Teresa Cristina era considerado o herdeiro do trono no Brasil, Afonso Pedro, no entanto, o menino faleceu aos 2 anos de idade e por isso Isabel foi declarada herdeira aos 11 meses. Outro bebê homem nasceu da união dos pais de Isabel e ela foi ultrapassada na linha de sucessão, porém, Pedro Afonso também faleceu ainda criança, então o título de herdeira presuntiva voltou para ela. Esse título pertence há alguém quando não há nenhum outro herdeiro preferível, na época era desejado que os herdeiros fossem homens, por isso mesmo sendo mais velha a princesa foi retirada do cargo quando o irmão do sexo masculino nasceu.
curiosidades da princesa isabel
Princesa nasceu em julho de 1846 – Foto: Livro A História da Princesa Isabel: Amor Liberdade e Exílio – Regina Echeverria/ Reprodução

Curiosidades sobre a princesa Isabel – Troca de maridos

Isabel se casou com Gastão de Orléans, o Conde d’Eu, no entanto, antes de trocar alianças com o rapaz, a princesa estava destinada a se casar com Luís Augusto de Saxe-Coburgo-Gota. Quando vieram ao Brasil, Gastão era pretendente de Leopoldina e Augusto de Isabel, mas tudo mudou quando eles conheceram. Por motivos de afinidade, os casais preferiram trocar os pares e com a permissão de Dom Pedro II Isabel se casou com Gastão e Leopoldina com Augusto, ambas as cerimônias aconteceram em outubro de 1864.
imagens reais e atores
Na esquerda da imagem Daniel Torres e Gastão, à direita Augusto e o ator Gil Coelho- Foto: TV Globo/Reprodução

Morreu no exílio

Depois da Proclamação da República, em 15 de novembro de 1889, a família real foi exilada do Brasil. Isabel então foi para a Europa com o marido e os filhos. A mulher morreu na França em 1921. Os restos mortais dela permaneceram na França até 1971, quando houve o translado de seu caixão para o Brasil.

Primeira senadora do Brasil

Você sabia que a filha de Dom Pedro II foi a primeira senadora do Brasil? Essa é uma curiosidade sobre a princesa Isabel que não está no imaginário de todo mundo. Em 1871, quando tinha 25 anos, ela foi nomeada senadora e foi a primeira mulher no cargo no país.
curiosidades princesa isabel
Isabel foi primeira regente mulher do Brasil e primeira senadora – Foto: Victor Meirelles/Wikipedia/Reprodução
Via | DCI
Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)