No Dia Mundial da Saúde Mental, é importante fazer um balanço honesto de seu bem-estar emocional e como melhorá-lo

Neste Dia Mundial da Saúde Mental pela segunda vez durante a pandemia, está claro que a maioria das pessoas está enfrentando Em todas as culturas, estávamos enfrentando muitos problemas de saúde mental muito antes da pandemia, incluindo – mas não se limitando a – estresse e ansiedade, baixa autoestima, problemas alimentares e conflitos familiares. Todos esses desafios foram exacerbados ao longo dos últimos 18 meses. Te incentivo a fazer um balanço honesto de seu próprio bem-estar emocional hoje. Você está se cuidando? Está sofrendo desnecessariamente? Orgulha-se de estar ocupado, quando na verdade está exausto? Está escondendo a depressão ou a ansiedade para proteger as pessoas ao seu redor? A seguir estão seis passos que você pode seguir hoje para melhorar o seu bem-estar mental e o das pessoas ao seu redor.

Comece um regime de bem-estar diário

Cuidar de si mesmo emocionalmente começa logo no início do dia – de preferência antes de seus pés tocarem o chão. Em vez de verificar as redes sociais ou começar a trabalhar, respire fundo algumas vezes e considere três coisas pelas quais você é grato. Podem ser grandiosos, como seu companheiro, trabalho ou saúde, ou modestos, como o clima, a vista da janela ou mesmo o luxo daqueles primeiros respiros. Então, se ainda não o fez, tente uma mediação guiada breve com a ajuda de aplicativos, como Calm ou Headspace. Leia um trecho reconfortante de um livro de autoajuda favorito ou de outro relaxante. Ao fazer isso, você criará uma mentalidade calma e relaxada para o dia. Mesmo os dias estressantes e repletos de atividades serão mais administráveis ​​e tranquilos se você fizer isso. Lembre-se de que muitas das coisas que melhoram a saúde física também contribuem para o bem-estar emocional. Avalie o que você coloca em seu corpo e em sua mente: comida, bebida, drogas, um fluxo constante de programação de vídeo e assim por diante. Pensar em como você pode controlar sua ingestão para tornar seu corpo mais saudável, sem dúvida, trará benefícios para a saúde mental também. Não consigo expressar o suficiente como essas ações no início do dia podem impactar sua mentalidade de paz, bem-estar e gratidão pelo resto do dia. Dica para iniciantes: não acha que vai se lembrar logo de manhã? Escreva em um post-it e coloque-o sobre o telefone antes de ir para a cama.

Saia de sua própria mente diariamente

Quando estamos ansiosos ou deprimidos, nossos sintomas tendem a ocupar nossas mentes. Examinamos a gravidade ou novas dificuldades mentais e, quanto mais buscamos, mais tendemos a descobrir. Além disso, a depressão, as ansiedades e outras preocupações emocionais tendem a se amplificar quando permanecem como nosso único foco. Se sairmos e cuidarmos de servir outros, descobriremos que nossas próprias preocupações diminuem. Ajudar outras pessoas também nos dá uma sensação de satisfação, realização e contribuição – bom para a saúde mental. Seja voluntário em uma cozinha comunitária ou na escola de seu filho.

Remova o desnecessário

Nos últimos anos, não há dúvida de que estamos muito ocupados e reservamos pouco tempo para relaxar e fazer praticamente nada. O dia de hoje apresenta uma oportunidade maravilhosa de considerar o que podemos tirar de nossa vida diária que pode aumentar a paz de espírito e apoiar o bem-estar emocional. Este é um dia para remover o orgulho equivocado da palavra “ocupado” e focar não em tudo o que podemos fazer, mas no que realmente precisa ser feito – e no que não precisa. Na verdade, a pandemia apresentou uma oportunidade única para isso. Muitas pessoas descobriram, em seus novos mundos de trabalho em casa, que nos últimos anos, muito do seu tempo foi gasto em atividades desnecessárias, desde trabalhos ocupados até navegação em redes sociais. Outros acham que essas atividades os impedem de ter uma noite inteira de sono ou de se conectar com a família, elementos cruciais para o bem-estar emocional. Remover parte dessa atividade pode nos ajudar a reservar tempo para alguns desses outros empreendimentos que promovem o bem-estar e o crescimento.

Avalie seus relacionamentos

Avalie como cada um de seus relacionamentos está funcionando para você. Você está dando mais do que recebe de um irmão ou amigo? Você se sente esperançoso e reabastecido depois de um encontro para um café com um conhecido? Muitos de nós gastamos muito tempo e energia em relacionamentos que são tóxicos ou unilaterais, e que podem incluir conexões de redes sociais. Você também pode reconhecer que não se conecta o suficiente com outras pessoas. Desacelerar para se conectar mais profundamente e compartilhar sua vida e história com sua família ou amigos próximos é uma das maneiras mais importantes de fortalecer seu bem-estar mental.

Conecte-se com as pessoas mais próximas

O Dia Mundial da Saúde Mental pode ser uma desculpa bem-vinda para reiniciar e melhorar o autocuidado. Mas também apresenta uma oportunidade de verificar a saúde mental das pessoas ao seu redor: sua família, amigos, vizinhos e qualquer outra pessoa próxima. Algumas pessoas de quem você sente que está muito próximo podem estar sofrendo, mas são adeptas a esconder esses sentimentos. Fale com todas as pessoas que você ama e apenas pergunte como elas estão e se sentem. Para alguns, isso pode levá-los a avaliar seu próprio bem-estar mental, sabendo que há alguém em sua vida que se importa o suficiente para perguntar.

Esteja disposto a mudar e aprender

Muitas pessoas têm afirmado obstinadamente que sabem o que é melhor para eles e, com muita frequência, continuam com os maus hábitos, mesmo quando buscam ajuda. Tire uma hora por semana de foco e autocuidado, seja por meio de terapia ou outras práticas. Você aprenderá muito sobre como sua mente funciona e como remover obstáculos ao bem-estar aos quais você se apega há anos. Ao fazer isso, você não está apenas zelando pelo seu próprio bem-estar emocional, mas também normalizando as dificuldades mentais para que os outros fiquem mais inclinados a fazer o mesmo. Não consigo pensar em uma maneira mais impactante de contribuir para o bem-estar coletivo do nosso mundo em um dia dedicado à saúde mental.
Via | CNNBrasil
Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)