Pessoas que se inscreveram no Enem 2021 entre 14 e 26/9 devem solicitar nova análise de documentos. Resultados serão divulgados a partir do dia 18/10

As pessoas que se inscreveram no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 entre 14 e 26 de setembro têm até as 23h59 do próximo sábado, 9 de setembro, para entrar com recurso referente a atendimento especializado e tratamento por nome social. Nesses casos, é necessário inserir novos documentos comprobatórios, por meio da Página do Participante. A documentação será analisada pelo Inep, que divulgará os resultados a partir do dia 18 de outubro.

Entre 14 e 26 de setembro, isentos que não compareceram ao Enem 2020 puderam se inscrever na edição 2021. Ao todo, foram 280.145 inscritos durante esse período. Cabe pontuar que, nesses casos, as provas serão aplicadas nas mesmas datas do exame para Pessoas Privadas de Liberdade ou sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade (Enem PPL): 9 e 16 de janeiro de 2022. A isenção da taxa de inscrição também está assegurada a esse público.

Aplicação mantida – O Inep aplicará as provas do Enem 2021 normalmente, nos dias 21 e 28 de novembro, para todos os participantes que tiveram a inscrição confirmada no prazo previsto, conforme os editais do exame. Ao todo, 3.109.762 pessoas tiveram as inscrições confirmadas para essa aplicação. O número corresponde ao total de participantes das duas versões do exame (impressa e digital). São 3.040.871 inscritos para a versão em papel. Já para a modalidade digital, que teve as 101.100 vagas ofertadas preenchidas durante o período de inscrições, foram confirmados 68.891 participantes. Considerando os dois períodos de inscrições, o Enem 2021 tem 3.389.907 inscritos confirmados no total.

Enem – O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas de existência, tornou-se uma das principais portas de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (ProUni), ambas ações do Ministério da Educação (MEC).

Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes. Os resultados são usados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetros para acesso a auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Os resultados individuais do Enem também podem ser usados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep para aceitarem as notas do exame. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.

Confira o edital complementar do Enem 2021 impresso Acesse a Página do Participante Saiba mais sobre o Enem

Via | Assessoria de Comunicação Social do Inep

Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)