As acnes podem ir além dos fatores pele oleosa e poros obstruídos. Dependendo da região do rosto, elas podem ser sinônimos de problemas de saúde, portanto, só serão resolvidas quando estas condições forem tratadas. Por isso, é importante conhecer o mapeamento facial e entender seus significados.

mapeamento facial é uma prática oriental que existe há milhares de anos, e consiste em dividir o rosto em zonas que correspondem a questões de saúde ou estilo de vida. Com o avanço da ciência e dos conhecimentos, a técnica evoluiu e muitos dermatologistas ainda confiam nela para diagnosticar o melhor tratamento antiacne para suas pacientes. “Essa prática pode ser usada como uma ferramenta para diagnosticar e tratar a acne, mas não deve ser considerada infalível. Em vez disso, precisamos considerar a paciente na totalidade: genética, hormônios, dieta, estilo de vida e fatores ambientais”, esclarece a dermatologista Claire Chang ao “Real Simple”, de onde são as informações a seguir. Confira o que as acnes podem dizer sobre sua saúde, conforme as regiões do mapeamento facial.

Testa

Segundo Chang, na medicina chinesa, a testa está ligada ao sistema digestivo. Desta forma, acnes nessa região podem representar desequilíbrios digestivos, como dieta inadequada, má digestão ou síndrome do intestino irritável. Para ajudar a eliminar as toxinas e melhorar a digestão, evite alimentos processados e invista no consumo de água. E se você tem franja ou cabelo naturalmente oleoso, tente lavar os fios com mais frequência e prenda-o para evitar contato com a testa.

Bochechas

A acne nas bochechas pode estar relacionada ao sistema respiratório. Nesse caso, vale apostar em purificador de ar ou plantas purificadoras em sua casa. A dermatologista também indica fazer a limpeza frequente da tela do celular e trocas das fronhas de travesseiro e lençóis de cama, que podem ter contato com a região diariamente e propiciar o acúmulo de bactérias.

Nariz

O nariz é a área do rosto que mais possuí glândulas sebáceas, o que a torna mais propensa a acne. No mapeamento facial chinês pode estar associada ao fígado e aos rins. O dermatologista indica fazer a higiene adequada da região, ingerir pelo menos 2 litros de água diariamente e evitar alimentos apimentados.

Queixo e mandíbula

Quando aparecem no queixo e mandíbula, podem ser fatores de desequilíbrio hormonal. “A acne hormonal tende a ocorrer ciclicamente, piorando durante os períodos menstruais e a menopausa. Isso acontece devido o excesso de androgênios, que estimulam a produção de óleo na pele, ocasionando em poros entupidos e erupções cutâneas”, explica. Para aliviar essa condição, tenha boas noites de sono regular e mantenha uma dieta saudável.

Couro cabeludo

A acne no couro cabeludo pode estar relacionada ao uso de certos produtos para o cabelo ou pele, principalmente opções à base de óleo. Para evitar, Claire indica usar linhas capilar sem fragrância e ingredientes que propiciam a obstrução dos poros, como sulfatos, silicones, ftalatos, parabenos, corantes e glúten. Independentemente do local e possíveis motivos, é imprescindível consultar um especialista em pele, bem como um ginecologista. Somente os profissionais poderão concluir o motivo de suas acnes e te indicar o melhor tratamento.
Via | Isto É
Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)