Quando te perguntam sobre sua vida sexual vem aquele meme: “Dava pra melhorar com certeza (…) Não tava muito bom (…) Tava ruim, agora parece que piorou”. Apesar do humor, esse é um assunto muito importante para o seu bem-estar. Então não deixe pra lá!

Normalmente esta queixa vem no final da consulta, quando vocês já se sentem um pouco mais à vontade para falar sobre. E aí a consulta ganha mais 20 minutos fácil.

A falta de libido desejo sexual é bastante comum com a chegada da menopausa, que produz muitos sintomas na mulher e que, juntos, podem afetar o desejo sexual.

Quando isso acontece, muitas mulheres acabam adotando a clássica terapia de reposição hormonal, baseada principalmente no uso dos hormônios femininos, que persistem na medicina há décadas, mas não há consenso sobre o assunto.

De maneira geral, você pode melhorar sua vida sexual sem a utilização de hormônios externos com algumas das orientações abaixo:

✅ Atividade fisica em academia, de preferência com uso de pesos livres sempre que possível. Isso aumenta a produção de testosterona endógena, hormônio importantíssimo para libido masculina e feminina também.

✅ Avaliar com o seu médico a troca ou suspensão de ansiolíticos, antidepressivos ou outros medicamentos que sabidamente diminuem a libido.

✅ Consumo de gorduras boas de forma rotineira como as provenientes do ovo, abacate, azeite, coco, peixes, aves e gado. Você precisa de colesterol para produzir os seus hormônios sexuais.

✅ Durma bem, tenha uma boa higiene do sono.

✅ Controle o “açucar” no sangue, a hiperglicemia da diabetes atrapalha na lubrificação vaginal, levando a ressecamento e dor na relação. Além de diminuir a sensibilidade vaginal.

✅ A disposição fisica é menor, o “namoro” não é novo, táticas antigas podem não funcionar. Mude a estratégia para ter uma relação sexual, priorize a qualidade, marque um encontro, tente ter relações que não seja só para cumprir tabela. (E essa dica aqui pode passar para o companheiro)

É claro que todas estas dicas não substituem uma avaliação com seu ginecologista, mas já ajuda de forma geral para uma melhora neste aspecto tão importante das nossas vidas.

E lembre-se que a sociedade pode cobrar da mulher vigor e aparência de juventude para sempre. Mas cada fase tem uma beleza diferente.

Se você está tendo alguma dificuldade, procure ajuda! Isso pode refletir muito mais do que você imagina na sua dinâmica de vida e família. Sem medo, sem tabus!

Via | Érico Duarte Izaias é médico ginecologista, pós-graduando em medicina integrativa.  
(Visited 1 times, 1 visits today)

Deixe uma resposta