Setor foi um dos mais afetados por conta das medidas de restrições da pandemia.

O setor do turismo sofreu forte impacto que a pandemia da Covid-19, mas aos poucos trabalha para reverter o quadro, é o que mostra a Pesquisa Mensal de Serviços, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (PMS/IBGE).

A pesquisa mostra que as atividades turísticas apresentaram a terceira taxa positiva mensal em julho, acumulando ganho de 42,2%. No entanto, para recuperar o que foi perdido durante o auge da pandemia, é preciso crescer ainda 32,7%.

Os números divulgados pelo IBGE tendem para uma recuperação ainda lenta do setor, somando 13,1% no ano de 2021. Com a flexibilização das medidas restritivas, as atividades hoteleiras, de transporte aéreo, restaurantes, rodoviário coletivo de passageiros, locação de automóveis e serviços de bufê apresentaram avanços consecutivos na pesquisa.

Já com relação à receita, os destaques de ganhos se dão nas áreas de transporte aéreo, hotéis, restaurantes e locação de automóveis.

A presidente do Conselho Empresarial do Turismo e Hospitalidade da Fecomércio-MT (Cetur), Alcimar Moretti, explica que a recuperação era esperada na medida que que os índices da Covid-19 diminuíssem. “Os pontos turísticos de Mato Grosso já estão sendo reativados, o que significa que há muito potencial para que os indicadores voltem a crescer, em especial para o turismo de evento e negócios, o que está previsto para ocorrer em 2022 com a reabertura total das atividades”, enfatizou.

Para ajudar no trabalho de recuperação do setor, a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) lançou em junho o projeto ‘Vai Turismo – Rumo ao Futuro’, que visa recomendar políticas públicas de fortalecimento do setor junto aos poderes públicos.

Segundo o presidente do Sindicato das Empresas de Turismo de Mato Grosso (Sindetur), lembra que o setor sofreu muito no começo da pandemia. “O setor sofreu de março de 2020 a maio deste ano, de junho pra cá as coisas começaram a melhorar, muito longe do que era antes, mas temos uma luz no fim do túnel, já começaram as procuras para as viagens de fim de ano, verão, Carnaval e até Pascoa de 2022”, ressaltou.

Via | G1
Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)