A volta ao trabalho ou estudo no formato presencial, após a fase considerada mais crítica da pandemia de Covid, tem causado desconforto em parte da população. Algumas pessoas desenvolveram estresse e ansiedade provocados pela iminente volta à rotina tradicional.

No exterior, esse receio ganhou nome de Forto (Fear of returning to the office). O Segue o Fio conversou com especialistas para entender o que significa. Especialista disse que síndrome não é grave e não está classificada pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

“Esse é um termo que veio do inglês que significa Fear of Returning to the Office (Forto), que significa medo de retornar ao trabalho”, disse o presidente da Sociedade Brasileira de Psiquiatria, Antônio Geraldo.

“Há uma tendência de criarem siglas e dar significado para essas siglas, como se fosse síndromes classificadas pela OMS [Organização Mundial da Saúde] inclusive como se já tivesse no Código Internacional das Doenças (CID). Não é uma verdade”, completou.

Como combater os sintomas

Apesar de não ser algo grave, a síndrome está preocupando algumas pessoas. A psicóloga Fernanda Coutinho afirmou que a melhor forma de evitar esses sintomas é reforçar as medidas de prevenção contra a Covid.

“Pensem a ansiedade como algo assim ‘eu me sinto, de alguma forma, correndo algum risco’. Como eu posso diminuir essa sensação de risco? Tomando a vacina, que é fundamental, lavar a mão, levar álcool em gel na bolsa, coisas que a gente tem cientificamente comprovado que nos ajuda a diminuir o risco de contaminação”, disse Coutinho.
Via | G1
Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)