Treinamento foi para relatores de curso de graduação e de avaliação institucional externa. Capacitação aconteceu de forma virtual, por meio de aplicativo

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) realizou, nos dias 13 e 14 de setembro, a primeira parte da capacitação dos membros relatores dos subcolegiados de curso de graduação e de avaliação institucional externa da Comissão Técnica de Acompanhamento da Avaliação (CTAA), respectivamente. Os treinamentos foram realizados de forma virtual, por meio do aplicativo Microsoft Teams.

As capacitações da CTAA têm duração de nove horas, distribuídas em dois dias de curso. A primeira parte é realizada em cinco horas e discute o fluxo da avaliação, a metodologia do instrumento avaliativo, a nova modalidade de avaliação virtual, a análise de processos e a elaboração de pareceres.

Já a segunda parte do treinamento apresentará aos relatores a legislação e o regimento interno da comissão, bem como as funcionalidades do Sistema CTAA. Essa etapa tem duração de quatro horas e está prevista para ocorrer na próxima segunda-feira, 20 de setembro.

Reestruturação – A CTAA foi reestruturada no dia 2 de agosto, pelas portarias n.ºs 488 e 489. Por meio dos normativos, o regimento interno da comissão foi alterado e o número de membros dos subcolegiados, ampliado, envolvendo mais professores de instituições de educação superior públicas e privadas na CTAA.

Outra alteração importante diz respeito à presidência da comissão, que era ocupada pelo titular da Diretoria de Avaliação da Educação Superior do Inep e passou a ser exercida pelo presidente do Instituto, Danilo Dupas. As mudanças tiveram como objetivo a melhoria da avaliação da oferta da educação superior brasileira, de modo a tornar a análise de recursos mais ágil, efetiva e transparente. 

Saiba mais sobre a CTAA 

Saiba mais sobre a Avaliação in loco

Via | Assessoria de Comunicação Social do Inep
Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)