Compartilhe:
MEC e Inep lançam livro sobre o Custo Aluno Qualidade
Lançamento será nesta terça (14), na sede do Instituto, em Brasília. Publicação reúne os principais estudos e pesquisas sobre o tema.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e o Ministério da Educação (MEC) lançam, nesta terça-feira, 14 de setembro, o livro “Custo Aluno Qualidade (CAQ): contribuições conceituais e metodológicas”. A publicação reúne os principais estudos e pesquisas no que se refere ao investimento mínimo necessário por estudante para que as redes de ensino possam ofertar uma educação básica de qualidade no Brasil. O lançamento ocorrerá a partir das 9h30 (horário de Brasília), na sede do Inep, e contará com as presenças do ministro da Educação, Milton Ribeiro, e do presidente do Instituto, Danilo Dupas.
No Ministério da Educação, o CAQ é tratado atualmente no âmbito do Comitê Permanente de Avaliação de Custos na Educação Básica. Em virtude da natureza do tema, ligada ao regime de colaboração, o colegiado conta com representantes da União, dos estados e dos municípios. A Secretaria Executiva do MEC coordena, desde 2019, uma agenda de trabalhos para avaliar a viabilidade de implementação do CAQ. O Inep, por meio da Diretoria de Estudos Educacionais (Dired), desenvolve estudos e pesquisas para subsidiar tecnicamente os trabalhos do comitê.
O evento será transmitido pelo canal do MEC no Youtube.
(https://www.youtube.com/c/ ministeriodaeducacao_MEC)
O livro – A publicação é composta de duas partes. A primeira contextualiza o CAQ, apontando o cenário em que as propostas de metodologia de cálculo são apresentadas. É possível conferir algumas das contribuições conceituais e legais, além de análises a respeito dos recursos existentes, inclusive no que se refere ao novo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Na segunda parte, são apresentadas as principais propostas de metodologia de cálculo do CAQ existentes no Brasil atualmente, incluindo a dos pesquisadores do Inep, baseada em análises empíricas aplicadas às bases de dados do Instituto, do FNDE e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O que reforça a relevância da utilização de dados públicos produzidos pelo Estado brasileiro.
Serviço
Data/Hora: Terça-feira (14), às 9h30
Local: Sede do Inep – SIG Quadra 04, lote 327
Link de transmissão: https://www.youtube.com/c/ ministeriodaeducacao_MEC
Via | Assessoria de Comunicação Social do MEC
Ver mais:
-
Após aprovação de projeto, prefeito diz que burocracia só gera corrupção e pobreza
Logo após a aprovação do projeto de sua autoria que institui o Alvará de Construção…
-
Obras da Secretaria de Saúde em Rondonópolis recebem vistoria técnica
O secretário municipal de Saúde, Mykaell Vitorino, acompanhou a visita de um superintendente do Ministério…
-
Servidores de Rondonópolis agregam conhecimento em simpósio em Foz do Iguaçu (PR)
Investindo na qualificação e capacitação da sua mão-de-obra, a Prefeitura de Rondonópolis está com uma…
-
Entrega de materiais esportivos serve de incentivo ao esporte de base em Rondonópolis
A Prefeitura de Rondonópolis por meio da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer realizou…







