A prefeita Andréia Wagner (PSB) decretou situação de emergência em Jaciara, a 144 km de Cuiabá, nessa quinta-feira (2), devido à seca intensa e aos incêndios florestais que tem comprometido a saúde da população, principalmente de crianças, gestantes e idosos que são os grupos mais afetados nesse período crítico.

De acordo com a prefeitura, a principal preocupação é a população das comunidades rurais, diretamente atingidas pelo fogo. A maioria delas estão com o plantio e criação de animais ameaçados pelas chamas.

No decreto, a prefeita diz que o Corpo de Bombeiros de Jaciara está tentando combater o fogo, mas as chamas acabaram se alastrando consideravelmente nesta semana, dificultando o combate.

“Além disso, nossa preocupação é com o agravamento de doenças respiratórias, o prejuízo no campo e os prejuízos público e privado”, disse.

No município, não chove consideravelmente há, pelo menos, 120 dias.

Recentemente, uma equipe da Coordenação de Operações da Defesa Civil de Mato Grosso, esteve em Jaciara para tratar do assunto. De acordo com o assistente técnico, Benedito Gomes, o monitoramento de seca é realizado via satélite. Com base nisso, foi possível detectar um grau crítico dos focos de incêndio.

Segundo a prefeitura, os incêndios florestais, conforme o órgão, já consumiram mais de 30 mil hectares de área do município. Só no Distrito de Celma, o fogo causou estragos em 5 mil hectares de terras. Outro levantamento apurado pela Defesa Civil mostra o comprometimento dos lençóis freáticos da cidade, devido à falta de chuvas.

Via | G1
Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)