A atual Gestão do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso tem empreendido esforços para fomentar a aproximação entre a Instituição e os Partidos Políticos. Nesse sentido, na próxima terça-feira (31), será realizada a  2º reunião com representantes dos diretórios estaduais e municipais vigentes em Mato Grosso. O encontro virtual terá início às 09 horas e será presidido pelo pelo presidente do TRE-MT, desembargador Carlos Alberto Alves da Rocha. Para participar, o representante partidário deve se inscrever no link: https://cutt.ly/JWic8kh

A reunião em questão contará com a exposição: “Segurança do Processo Eleitoral”, exposta pelo secretário de Tecnologia da Informação do TRE-MT, Luis Cesar Darienzo Alves.

“A cada eleição as camadas de segurança das urnas eletrônicas  são reforçadas e representantes de partidos políticos, órgãos públicos e entidades da sociedade civil são convidados a acompanhar esse processo in loco, a fiscalizar a tecnologia. A segurança do processo eleitoral de hoje é reflexo de 25 anos de investimentos em atualizações e melhorias”,  ressaltou o presidente do TRE-MT, desembargador Carlos Alberto Alves da Rocha.

No entanto, o desembargador relatou que a sociedade precisa participar mais dos testes de segurança,  buscar entender os mecanismos que garantem a inviolabilidade do processo eleitoral. “Historicamente, a adesão a esses convites não foi expressiva. Isso precisa mudar. Para falar do sistema eletrônico de votação é preciso conhecê-lo, e é esse o objetivo desse evento, fomentar esse conhecimento. Convido os representantes dos diretórios estaduais e municipais a dialogarem conosco sobre a segurança do processo eleitoral, tema que se tornou objeto de embate, quando o correto seria ser objeto de um amplo debate, calcado exclusivamente em fatos racionais”.

Via | Assessoria TRE-MT
Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)