Após a duplicação entre Cuiabá e Rondonópolis, Governo Federal trabalha para a concessão de mais duas rodovias, construção da Fico e implantação da Ferrogrão O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, destacou que o estado do Mato Grosso merece uma logística de primeira qualidade para atender as necessidades do agronegócio e dar conta do potencial de produção da região. A afirmação ocorreu nesta sexta-feira (20) durante a entrega do último trecho da duplicação da BR-163/364/MT, finalizando a ampliação de 168 quilômetros de pistas entre Cuiabá e Rondonópolis.
“Este estado merece nossa consideração, merece logística. Tudo o que for feito em termos de logística e investimentos em infraestrutura no Mato Grosso ainda será pouco” reforçou Tarcísio de Freitas. Anualmente, o Mato Grosso vem superando projeções e batendo recordes seguidos na produção de grãos – em especial, soja e milho. Estudos apontam que, em 2030, o estado pode chegar perto da marca de 130 milhões de toneladas de grãos produzidos. É por conta desse potencial que o Governo Federal, através do Ministério da Infraestrutura, vem trabalhando em uma série de projetos no estado. Após finalizar a duplicação da BR-163/364/MT entre a capital e o município de Rondonópolis, o MInfra deve solucionar até o fim de setembro o imbróglio envolvendo a concessionária Rota do Oeste, responsável por 850 quilômetros da BR-163, entre os municípios de Itiquira e Sinop. A transferência do controle acionário da empresa vai resultar em investimentos de R$ 3,2 bilhões para os próximos quatro anos no trecho. E não é só isso. “Também estamos trabalhando para mais duas concessões rodoviárias no estado: da BR-364, de Cuiabá até Vilhena [em Rondônia]; e do trecho de Rondonópolis até Jataí [em Goiás]”, adiantou o ministro. “Quem ganha com isso é o produtor que deixou o seu estado há 30 anos e migrou para cá para empreender e trazer a pecuária, a soja, o milho e que está recebendo a infraestrutura”, completou Tarcísio. Vale ainda destacar a recente concessão da BR-163, no segmento entre Sinop e Miritituba, no Pará, que receberá mais R$ 2 bilhões em investimentos por parte da iniciativa privada. No estado, soma-se ainda os investimentos no setor ferroviário. O Governo Federal prevê para o mês de setembro o início da construção da Ferrovia de Integração do Centro-Oeste, a partir de Mara Rosa (GO) até Água Boa (MT) – e com potencial de ser estendida até Lucas do Rio Verde – e trabalha para a concessão da implantação da Ferrogrão, projeto com mais de 900 quilômetros de trilhos, a partir do município de Sinop até a cidade de Itaituba (PA).
Via | Assessoria Minfra
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