O Corpo de Bombeiros tenta conter incêndios em pelo menos cinco municípios da Região Oeste de Mato Grosso nesta sexta-feira (20).

Os militares atuam em focos registrados em Lambari D’Oeste, Mirassol D’Oeste, Conquista D’Oeste, Serra de Santa Bárbara e em Cáceres, em fazendas distintas.

Todos os focos de Incêndios estão sendo identificados e monitorados pela Sala de Situação Descentralizada 5 do Corpo de Bombeiros.

Para otimizar e conseguir atender as demandas extras de ocorrências para o combate aos incêndios florestais, as equipes recebem apoio das Equipes de Intervenção e Apoio Operacional, efetivo extra que saiu de Cuiabá, por intermédio da Diretoria Operacional.

Além disso, os bombeiros se preparam para iniciar o combate aéreo, com apoio da Secretaria Adjunta de Proteção e Defesa Civil.

Cáceres

Bombeiros tentam controlar incêndio em Cáceres (MT) — Foto: Corpo de Bombeiros

Bombeiros tentam controlar incêndio em Cáceres (MT) — Foto: Corpo de Bombeiros

Segundo o primeiro-tenente Michael Jackson, comandante da 2ª Companhia do Corpo de Bombeiros de Cáceres, um dos maiores incêndios teve início na terça-feira e ainda não foi controlado.

“A situação é desfavorável para o combate, por conta da vegetação do local que está muito seca, a baixa umidade do ar, as condições climáticas, o vento tem atrapalhado muito”, disse ele.

Além disso, conforme o comandante, os bombeiros têm enfrentado a falta de água para atuar no combate ao fogo.

“Um dos grandes empecilhos encontrado pelas equipes é a escassez de água, inclusive para abastecer caminhão-pipa e as bombas costais para fazer o combate. Até amanhã, devem chegar mais 10 bombeiros ao local. Também está sendo articulado uma aeronave. A perda neste momento é na fauna e na flora, mas até agora não há feridos”, afirmou.

Via | G1
Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)