Ação foi desenvolvida com incentivo de Clóvis Matos para ampliar os hábitos de leitura

O Shopping 3 Américas inaugurou no mês de agosto uma loja diferente. Intitulada de ‘Loja da Leitura’, o espaço foi desenvolvido pelo mall em parceria com Clóvis Matos, historiador, produtor cultural com forte atuação na inclusão literária mato-grossense e também o Papai Noel Pantaneiro, que ocupa o posto há mais de uma década no 3 Américas.

A intenção do projeto é promover a leitura e, com isso, ampliar o conhecimento do público em geral, já que não faltam opções de gêneros literários. “Temos ficção, não-ficção, livros para o público infanto-juvenil, para gestantes, livros técnicos de áreas como Direito e também livros religiosos. Ou seja, não faltam opções. Os primeiros livros doados, aliás, foram do próprio Clóvis Matos”, destaca a presidente da Associação dos Lojistas do Shopping 3 Américas, Acilene Clini.

Na prática, o público poderá levar os livros disponíveis para casa, sem custo algum. “Não é necessário que o leitor devolva o livro, ficará ao critério dele. Ele pode pegar gratuitamente e se achar interessante, devolvê-lo. O que nós queremos realmente com o projeto é incentivar este hábito, já que sabemos que, infelizmente, o brasileiro ainda lê pouco”, explica a gerente de Marketing, Tamara Behling.

Um país de poucos leitores – De acordo com a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil divulgada em 2020, o brasileiro lê, em média, cinco livros por ano, sendo aproximadamente 2,4 livros lidos apenas em parte e, 2,5, inteiros. Além de uma média baixa, o país ainda perdeu cerca de 4,6 milhões de leitores, conforme a mesma pesquisa.

De 2015 para 2019, a porcentagem de leitores no Brasil caiu de 56% para 52%. Já os não leitores, ou seja, brasileiros com mais de 5 anos que não leram nenhum livro, nem mesmo em parte, nos últimos três meses, representam 48% da população, o equivalente a cerca de 93 milhões de um total de 193 milhões de brasileiros.

Doações – Também dentro da Loja da Leitura haverá um espaço de doação de livros. “Temos uma estante com os livros já selecionados para que o público pegue e outro espaço com caixas, onde os frequentadores do 3 Américas poderão doar os livros. É claro, nosso pedido é que os mesmos encontrem-se em um estado bom fisicamente, para que outras pessoas possam levá-los”, completa Tamara.

O Shopping 3 Américas informa que para interessados em doar grandes quantidades de livro, o mall poderá fazer a coleta. Para tanto, basta entrar em contato via WhatsApp (65) 99336-1143 ou ainda pelo Instagram https://www.instagram.com/shopping3americas.

Para quantidades menores, basta deixar os livros na caixa de doações da Loja da Leitura.

Pandemia – Vale lembrar que não será possível ler no espaço, apenas doar ou retirar livros. “Devido à pandemia, preferimos não ter a possibilidade da permanência na Loja da Leitura. Futuramente, nossa ideia é que o espaço possa sim ser compartilhado também para que nosso público fique mais tempo ali dentro e aproveite a leitura”, informa Acilene Clini.

Horário de funcionamento – A Loja da Leitura funcionará no mesmo horário que as demais lojas do Shopping 3 Américas. Confira:

  • De segunda à sexta-feira: das 10h às 22h;
  • Aos sábados, domingos e feriados: das 14h às 20h.

Local – A Loja da Leitura está localizada no Piso 1 do Shopping 3 Américas, ao lado da Kopenhagen.

Via | Assessoria
Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)