Inscritos podem interpor recurso para atendimento especializado e tratamento pelo nome social até 20/8. Documentação deve ser anexada ao Sistema Celpe-Bras

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Educacionais Anísio Teixeira (Inep) iniciou, nesta segunda-feira, 16 de agosto, o período de recurso para atendimento especializado e tratamento pelo nome social dos inscritos no exame para obtenção do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras) 2021. Os estrangeiros que tiveram a solicitação indeferida poderão interpor recurso até o dia 20 de agosto, pelo Sistema Celpe-Bras. O resultado das solicitações será divulgado a partir do dia 25 de agosto, no sistema do exame.

Durante o procedimento, o participante deve anexar ao sistema nova documentação que comprove o motivo da solicitação de atendimento especializado. O documento deve conter nome completo do participante; diagnóstico com a descrição da condição que motiva a solicitação; código correspondente à Classificação Internacional de Doença (CID 10); assinatura e identificação do médico, com respectivo registro do Conselho Regional de Medicina (CRM), do Ministério da Saúde (RMS) ou de órgão competente no país de origem.

Acessibilidade – Além disso, o inscrito que solicitou tempo adicional deve justificar, de forma expressa, a motivação da necessidade do recurso para a prova escrita, conforme condição, característica ou diagnóstico. É importante que a documentação esteja legível, em língua portuguesa ou no idioma oficial do posto aplicador, para ser considerada válida para análise.

O Celpe-Bras 2021 contará com recursos de acessibilidade, como prova em braile, prova com letra ampliada (fonte de tamanho 18 e com figuras ampliadas), prova com letra superampliada (fonte de tamanho 24 e com figuras ampliadas), tempo adicional, sala de fácil acesso e mobiliário acessível.

O Inep disponibiliza atendimento especializado para participantes com baixa visão, cegueira, visão monocular, deficiência física, deficiência auditiva, surdez, deficiência intelectual (mental), surdocegueira, dislexia, deficit de atenção e transtorno do espectro autista. Gestantes, lactantes, idosos e pessoas com outra condição específica também podem solicitar recursos de acessibilidade.

Nome social – O participante que teve a solicitação de tratamento pelo nome social indeferida também pode interpor recurso no período de 16 a 20 de agosto, no Sistema Celpe-Bras. Basta anexar nova documentação de comprovação ao sistema do exame, com foto atual, nítida, individual, colorida, com fundo branco que enquadre desde a cabeça até os ombros, de rosto inteiro, sem uso de óculos escuros e artigos de chapelaria (boné, chapéu, viseira, gorro ou similares). Também é necessário anexar cópia digitalizada, frente e verso, de um dos documentos de identificação oficiais com foto, conforme especificado no edital do exame.

O nome social é direcionado ao participante que se identifica e quer ser reconhecido socialmente por sua identidade de gênero (transexual, travesti ou transgênero).

Aplicação – As provas do Celpe-Bras 2021 serão aplicadas nos dias 7, 8 e 9 de dezembro, em 95 postos aplicadores, sendo 37 no Brasil e 58 no exterior. Ao todo, o Inep disponibilizou 6.366 vagas para o exame. Os participantes serão avaliados por meio de provas oral e escrita.

Celpe-Bras – O Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros é o único meio oficial brasileiro para certificar proficiência em português como língua estrangeira. O exame é aplicado semestralmente no Brasil e no exterior pelo Inep, com apoio do Ministério da Educação (MEC) e em parceria com o Ministério das Relações Exteriores. As provas são realizadas em postos aplicadores: instituições de educação superior, representações diplomáticas, missões consulares, centros e institutos culturais, além de outras instituições interessadas na promoção e na difusão da língua portuguesa.

Confira o edital do Celpe-Bras 2021

Acesse o Sistema Celpe-Bras

Saiba mais sobre o Celpe-Bras

Via | Assessoria
Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)