Consultor automotivo de mecânica cadastrado no GetNinjas mostra como pequenas ações podem poupar dinheiro no posto
Assim como o preço dos alimentos e do botijão de gás, o custo do combustível aumentou em 2021. Apesar da redução de 2% no preço da gasolina feita pela Petrobras, o reajuste ainda é pouco diante do aumento de 25% que aconteceu no decorrer do primeiro semestre do ano, segundo pesquisa da ValeCard. O jeito é economizar. Mas além de buscar postos de combustível com preços acessíveis, o motorista também pode se atentar a hábitos que podem ajudar a poupar dinheiro com o carro. Pensando em ajudar os motoristas, Thiago Chagas, consultor automotivo da mecânica Ricardo Kotaba, empresa cadastrada no GetNinjas, maior aplicativo para contratação de serviços do Brasil, elencou algumas dicas sobre o assunto. Confira:
Manutenção: Postergar a manutenção pode resultar em diversos problemas, além de impactar no consumo de combustível do automóvel. Segundo Tiago, sem a devida revisão, contratempos como o filtro de ar entupido/sujo, velas desgastadas e corpo de borboleta desregulado/sujo fazem com que o motorista gaste mais no posto de combustível.
GNV vs Combustível: Com o aumento do preço do combustível, há motoristas que consideram a conversão para GNV. Mas antes de se decidir, Tiago diz que diversos aspectos devem ser levados em conta, tais como a forma de uso do carro e a quilometragem que o automóvel roda. “No caso de carros que fazem curtas distâncias, eu desaconselho a instalação do GNV; não só pelo preço do kit, mas também pelo desgaste que o motor sofre com a mudança, apesar de tal problema ter diminuído com o avanço tecnológico dos sistemas GNVs mais recentes. Para a pessoa recuperar o investimento do kit, ela terá que rodar muito por semana/mês, então para motoristas de aplicativo pode ser interessante”, explica o especialista.
Pneus: “Um item de suma importância para a economia de combustível é a pressão correta dos pneus. Pneus muito cheios ou vazios influenciam diretamente na pilotagem do automóvel, na segurança dos passageiros e no consumo de combustível. Sendo assim, é recomendado que, ao abastecer o carro, se dê uma atenção à calibragem”, aconselha Tiago.
Quantidade de combustível: Ao contrário do que se imagina, rodar com o tanque vazio ou cheio não influencia diretamente no consumo de gasolina. De qualquer forma, não é recomendável trafegar com o tanque “na reserva”, pois isso pode prejudicar o funcionamento da bomba. Sendo assim, o ideal é que o motorista transite com, no mínimo, ¼ de combustível.
Gasolina adulterada: Além de todos os problemas que a gasolina adulterada causa, este tipo de “combustível” também faz com que o motorista gaste mais com o abastecimento. Segundo Tiago, a gasolina adulterada é consumida de forma mais rápida e não há a queima ideal. Ao notar essa “queima errada”, o sensor de oxigênio manda sinal para que mais combustível seja injetado, a fim de impulsionar a explosão.
Sobre o GetNinjas Disponível nas plataformas digitais – Android, iOS e web -, o GetNinjas é um aplicativo para contratação de serviços e foi listado no Novo Mercado da B3 em 2021, além de ter sido eleito pela Forbes Brasil como uma das empresas mais promissoras do país em 2017. Possui mais de 500 tipos de serviços disponíveis em todo o território brasileiro, que são realizados por mais de 3 milhões de profissionais cadastrados em diversas áreas, como reformas, assistência técnica, moda e beleza, serviços domésticos, aulas, eventos, entre outros, e que atendem presencialmente e de forma remota. O GetNinjas foi fundado em 2011 por Eduardo L’Hotellier, que atua como CEO – à frente das operações.
Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)