Nova brinquedoteca da Una Contagem vai atender aos estudantes de Pedagogia e à comunidade Pega-pega, caixa sensorial, corre cotia, estátua, esconde-esconde, quebra-cabeça. É brincando que se aprende. Segundo Juliana Almeida, coordenadora do curso de Pedagogia da Una Contagem, mais importante que o brinquedo em si, é o ato de brincar, porque é no brincar que a criança descobre o mundo e desenvolve habilidades físicas, motoras e intelectuais. “A criança que brinca tende a ser mais criativa, espontânea e feliz.  Por meio das brincadeiras, ela desperta emoções, cria, reproduz e interage tanto com seu mundo interno quanto com as pessoas ao seu redor”, explica. A Una Contagem, uma instituição do ecossistema Ânima Educação, inaugurou, nesta quarta-feira (07/07), a sua nova Brinquedoteca, um ambiente acadêmico voltado para as práticas pedagógicas dos estudantes do curso de Pedagogia. “É um lugar lúdico, alegre e propício para o exercício do ensinar e aprender. Brinquedos, brincadeiras, músicas e jogos fazem as aulas serem mais prazerosas. Além disso, o brincar passou a ser área de estudo também para a psicologia que o aplica como técnica de terapia, conhecida como ludoterapia”, diz Juliana. A brinquedoteca é um requisito legal para o funcionamento dos cursos de Pedagogia, por ser um laboratório de práticas, tendo o brincar como um exercício essencial para o desenvolvimento das crianças. “O espaço foi pensado e organizado com muito carinho, dentro do que há de mais moderno, para ser um lugar de aprendizagem e práticas docentes e discentes, permitindo a integração do conhecimento, da cultura e lazer”, diz a diretora da Una Contagem, Tatiana Puiati. O professor de Pedagogia da Una Contagem Rafael Inácio lembra que o direito de brincar é previsto na declaração dos Direitos Humanos, e garantido na Constituição Federal – artigo 16, inciso IV. Lei nº 8.069/1990 – que aborda a garantia da liberdade de brincar, praticar esportes e divertir-se. Todo esse respaldo na legislação é necessário para o desenvolvimento integral das crianças, principalmente na construção de identidades, e percepção do mundo e realidades sociais. Durante a pandemia do Covid-19 muitas crianças perderam os seus espaços de socialização, de brincadeiras e de estudos. O fato de permanecerem em casa com acesso à tecnologia para suprimir o que outrora era a realidade e necessidade pode impactar na saúde em seu contexto biopsicossocial. “Não sabemos ainda o impacto da pandemia nas crianças, mas podemos trabalhar algumas demandas na brinquedoteca de forma a atender a comunidade ao entorno da Una”, explica o professor Rafael Inácio. Segundo ele, a brincadeira se faz presente na cultura e acrescenta elementos indispensáveis para a convivência com o outro, assim o brincar estabelece um vínculo natural entre as crianças, que conseguem extravasar tristezas, alegrias, angústias e entusiasmo por meio do jogo simbólico, exercendo o plano imaginativo e a criatividade. “O adulto é responsável por mediar situações de aprendizagem, possibilitando as crianças atuarem de forma crítica, reflexiva e sensível por meio da ludicidade. Lembrando que as atividades lúdicas são essenciais não só na educação infantil, mas em toda a vida educacional. Mas é na infância que as brincadeiras e os jogos pedagógicos contribuem para as relações interpessoais, favorecendo o ensino de forma significativa.  Sobre a Una Com 60 anos de tradição em ensino superior, o Centro Universitário Una, que integra o Ecossistema Ânima, oferece mais de 60 opções de cursos de graduação. Está entre os melhores centros universitários do país, pelo MEC, e é destaque na edição 2019 do Guia da Faculdade, iniciativa da Quero Educação com o jornal O Estado de São Paulo. Pelo ranking, a maioria dos seus cursos foi classificada positivamente com 4 e 5 estrelas. A instituição preza pela qualidade acadêmica e oferece projetos de extensão universitária que reforçam seus pilares de inclusão, acessibilidade e empregabilidade.
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