Documento para solicitação deve ser anexado na Página do Participante, no momento da inscrição. Resultado das solicitações será divulgado no dia 23 de julho

Os interessados em fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 e que precisam de atendimento especializado podem solicitá-lo no momento da inscrição, no período de 30 de junho a 14 de julho, pela Página do Participante. Ao solicitar o atendimento, o participante deve informar as condições que motivam o pedido e anexar documentação comprobatória. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgará o resultado das solicitações no dia 23 de julho.

Como a solicitação do atendimento é feita no momento da inscrição, o participante, ao acessar o sistema, deve informar CPF, data de nascimento, dados pessoais e endereço. Após esse processo, será aberta a aba “Atendimentos”. Nesse momento, a pessoa que precisa de atendimento especializado deve selecionar a opção “Preciso” e clicar no botão “Próximo”.

Na tela seguinte, haverá uma lista de condições que motivam a solicitação. O Inep oferece atendimento especializado para participantes com baixa visão, cegueira, visão monocular, deficiência física, deficiência auditiva, surdez, deficiência intelectual (mental), surdocegueira, dislexia, deficit de atenção, transtorno do espectro autista, discalculia, gestante, lactante, idoso e/ou pessoa com outra condição específica. Após indicar uma dessas condições, o sistema abrirá a aba com a lista de recursos de acessibilidade que o participante precisa, conforme a condição selecionada na tela anterior.

A novidade do Enem 2021 é que a versão digital do exame também terá atendimentos especializados e recursos de acessibilidade. Os interessados em fazer o exame poderão solicitar os seguintes auxílios de acessibilidade: tradutor-intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras), prova com letra ampliada (fonte de tamanho 18 e com figuras ampliadas), prova com letra superampliada (fonte de tamanho 24 e com figuras ampliadas), tempo adicional e sala de fácil acesso. O participante que solicitar atendimento para deficiência auditiva, surdez ou surdocegueira poderá indicar o uso do aparelho auditivo ou implante coclear na inscrição.

Além desses recursos, os interessados em fazer o Enem 2021 impresso também poderão solicitar prova em braile, videoprova em Libras (vídeo com a tradução de itens em Libras), uso de leitor de tela, guia-intérprete, auxílio para leitura, auxílio para transcrição e leitura labial. Já aqueles que indicarem transtorno do espectro autista, se tiverem a solicitação confirmada pelo Inep, poderão utilizar canetas com tinta colorida para marcações no Caderno de Questões. No Cartão-Resposta, é obrigatório o uso de caneta transparente de tinta preta.

Documentação – Após solicitar atendimento especializado e indicar o recurso de acessibilidade, o próximo passo é anexar a documentação que comprova a necessidade do atendimento. Esse documento deve informar nome completo do participante; diagnóstico emitido pelo profissional de saúde competente, com a Classificação Internacional de Doença (CID 10); e assinatura e identificação do profissional, com o registro do Conselho Regional de Medicina (CRM), do Ministério da Saúde (RMS) ou de órgão competente.

No documento comprobatório, quando houver solicitação de tempo adicional, deve vir, de forma expressa, a necessidade do tempo a mais para a realização do exame motivada por médicos ou especialista, conforme condição, característica ou diagnóstico. No caso da participante lactante, a certidão de nascimento da criança, com idade inferior ou igual a um ano, deverá ser anexada no sistema, em caso de solicitação desse atendimento.

Os solicitantes de tempo adicional que tiverem a documentação aprovada terão mais 60 minutos em cada dia do exame. No caso do participante que solicitar o recurso de videoprova em Libras, o tempo adicional será de até 120 minutos.

É importante lembrar que a documentação referente ao atendimento especializado deve ser anexada, no formato PDF, PNG ou JPG, com tamanho máximo de 2 MB, no período da inscrição do Enem 2021.

Recurso – Em caso de solicitações indeferidas, o participante pode entrar com recurso no período de 26 a 30 de julho. O resultado final dos pedidos será divulgado em 4 de agosto.

Aplicação – Em 2021, as duas versões do Enem (impressa e digital) terão as mesmas provas, com itens e tema da redação iguais. As provas também serão aplicadas nas mesmas datas, 21 e 28 de novembro.

Enem – O Exame Nacional do Ensino Médio foi instituído em 1998, com o objetivo de avaliar o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Em 2009, o exame aperfeiçoou sua metodologia e passou a ser utilizado como mecanismo de acesso à educação superior. Desde 2020, o participante pode escolher entre fazer o exame impresso ou o Enem Digital, com provas aplicadas em computadores, em locais definidos pelo Inep.

Confira o edital do Enem 2021 impresso

Confira o edital do Enem 2021 digital

Confira o edital do Enem 2021 impresso em Libras

Acesse a Página do Participante

Saiba mais sobre o Enem

Via | Assessoria de Comunicação Social do Inep
Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)